Fechar menu lateral

Exposição “Retratos do bairro” descreve o bairro Dom Bosco

Foto de Marcos Oliveira

Fotografia que compõe a exposição “Retratos do Bairro”

A exposição “Retratos do bairro: memórias, gerações e identidades” foi montada na sede da Aban – Associação dos Amigos do Noivo, no bairro Dom Bosco. A exposição fotográfica, com fotos produzidas no projeto “Comunicação, Memória e Ação Cultural”, apoiado pela Fapemig traz 77 fotografias, em ampliações 24 cm x 30 cm e coloridas.

As imagens foram registradas pelo bolsista Marcos Antonio de Oliveira Santos, durante entrevistas de histórias de vida com antigos moradores do bairro, e por jovens adolescentes moradoras no Dom Bosco, em oficina desenvolvida pelo projeto. As fotos são divididas em temas, como memória de velhos, a relação narrador-ouvinte, o bairro, o lazer, o trabalho e estudo, as festas, entre outros.

A exposição é concebida e organizada por Josimara Delgado, doutora em Serviço Social pela UFRJ, ex-professora da Faculdade de Serviço Social da UFJF, e pelo professor Bruno Fuser, da Faculdade de Comunicação da UFJF. Ambos participam da coordenação do projeto “Comunicação, Memória e Ação Cultural”, voltado para a produção cultural (fotografias, vídeos) a partir das narrativas dos moradores do bairro, na perspectiva de documentar e envolver a comunidade na construção e reflexão sobre sua história e memória.

A exposição “Retratos do bairro: memórias, gerações e identidades” esteve em cartaz na sede da Aban e, em seguida, foram apresentadas em outras instituições do bairro, como o Grupo Espírita Semente, com o qual o projeto possui parceria, e a Escola Municipal Álvaro Braga de Araújo, em datas a serem definidas. Em breve estará disponível para apreciação aqui neste site.