Vôlei

Volei_Foto_Caique_Cahon_UFJF

Ataque e bloqueio são dois dos fundamentos do vôlei (Foto: Caique Cahon/UJFF)

Histórico do Vôlei
O voleibol foi inventado em 1895 nos Estados Unidos pelo professor Willian George Morgan, a partir da ideia do pastor Lawrence Rider de criar um esporte movimentado mas de menor intensidade em relação ao basquete, que estava começando a ganhar fama na época.

A influência de George veio do tênis. A partir daí, a utilização da rede para separar as duas equipes, que inicialmente tinha 1,98 metros de altura. O esporte surgiu como o nome de “mintonette”, mas devido à agilidade com que os atletas se moviam fez com que o nome transformasse em “volley”, que, em inglês, significa “torrente” e que também descreve a expressão “voleio”, jogada típica do tênis.

O voleibol integrou o quadro de esportes dos Jogos Olímpicos, em Tóquio-1968. Os primeiros campeões foram União Soviética, no masculino, e Japão, no feminino. Atualmente o esporte possui 220 países filiados à Federação Internacional de Vôlei (FIBV, na sigla em inglês).

Como se joga
A modalidade é praticada em uma quadra de formato retangular com dimensões de 18 metros por 9 metros. A exigência da FIBV é ter, no mínimo, cinco metros de área livre a partir das linhas laterais e oito metros a partir das linhas de fundo da quadra.

A configuração dos jogadores consiste em três atletas à frente e três atrás da linha de ataque. Os que se encontram no fundo da quadra só podem atacar sem pular antes da linha de ataque.

As equipes utilizam principalmente dois esquemas:

– 5-1: cinco jogadores de ataque e um levantador. Consiste em dois ponteiros, dois meios-de-rede, um oposto e um levantador, além do líbero, que só faz o fundo de quadra, normalmente no lugar dos meios-de-rede.

– 4-2: quatro jogadores de ataque e dois levantadores. Nessa formação, não há a posição de oposto, mas dois levantadores. 

Regras básicas
No voleibol é possível dar até três toques na bola, com exceção do bloqueio, que não conta como toque.

Os principais movimentos são:

– Saque: feito pelo jogador da posição 1

– Recepção: feita pela equipe adversária do jogador que está sacando (primeiro toque)

– Levantamento: normalmente efetuado pelo levantador ou pelo líbero (segundo toque)

– Ataque: pode ser efetuado tanto por jogadores de frente como de fundo, normalmente pelos  ponteiros, meios-de-rede ou oposto (terceiro toque)

– Bloqueio: após o ataque, entra como primeiro modo de defesa para que a bola não caia na quadra do time que está defedendo. O bloqueio não conta como toque.

O jogo de voleibol é praticado no sistema melhor de cinco sets, pelo qual o vencedor de três sets primeiro ganha o jogo. Para vencer um set, a equipe precisa marcar 25 pontos, com uma vantagem de dois pontos à frente do adversário. Por isso, um set pode ultrapassar os 25 pontos até que o time abra dois pontos de vantagem. A única exceção é o quinto set, chamado de tie-break, que ocorre apenas no caso de o jogo estar empatado por dois sets a dois. Mais curto, o tie-break tem apenas 15 pontos, podendo também se alongar, pois, para vencer, é preciso que a equipe abra dois pontos de vantagem em relação à adversária.

Equipe na UFJF
A seleção masculina do Egito treinará no ginásio poliesportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF.  Equipe campeã invicta do Pré-Olímpico da África, está no grupo B dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O Egito estrei na Rio 2016, no dia 7 de agosto, contra a Polônia, às 15h, no Maracanazinho.