Egito

Seleção masculina de vôlei

Delegação: 21 integrantes – 6 da equipe técnica e 15 jogadores
Permanência em Juiz de Fora: 23 de julho a 31 de julho

Seleção_volei_Egito_Foto_Confederacao_Africana_de_Volei

Seleção do Egito em comemoração pela conquista do Pré-Olímpico Africano (Foto: Confederação Africana de Vôlei)

A equipe egípcia vem embalada pelos títulos do Campeonato Africano de Nações e do Pré-Olímpico da África, quando venceu todas as quatro partidas que disputou. As vitórias garantiram a vaga para os Jogos Rio 2016. Será a quinta vez da seleção masculina em uma Olimpíada. 

O elenco treinado por Sherif ElShemerly conta com jogadores do cenário internacional. Cinco atletas disputaram o último Mundial de Clubes pelo Al Ahly, dentre eles o ponteiro Ahmed El Kotb (1,97 metros), o central Abdelhalim Abou (2,10 metros) e o levantador Hossam Abdalla (2,03 metros).

Além disso, três atletas estiveram na última participação do Egito nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. São eles: o oposto Ahmed Abdelhay (1,97 metros) e os ponteiros Abdelmoneim Mohamed Badawy (1,97 metros) e Saleh Youssef – capitão e mais velho jogador do elenco.

Rio 2016
O Egito está no grupo B com a atual campeã mundial, Polônia, a atual campeã olímpica, Rússia, e as seleções da Argentina, de Cuba e do Irã – estreante da competição.

A primeira partida é contra a Polônia, no dia 6 de agosto, às 15h, no Maracanãzinho.

Histórico
A seleção africana nunca conseguiu vencer uma partida em Olimpíada. Sua melhor colocação foi em Los Angeles-1984, quando ficou em 10º lugar. Confira o posicionamento da equipe masculina egípcia em Jogos Olímpicos:

Pequim (2008): 11ª posição
Sydney (2000): 12ª posição
Los Angeles (1984): 10ª posição
Montreal (1976): 10ª posição

As equipes masculinas do vôlei que mais ganharam medalha de ouro em Olimpíadas são Rússia (4), Estados Unidos (3) e Brasil (2). 

Confira a lista completa de jogadores e da equipe técnica.

O país

Capital: Cairo
Língua oficial: árabe
População: 86.000.000 hab. (estimativa)
Área territorial: 1 002 450 km²
Governo: república semipresidencialista.
Governante: Abdul Fatah Khalil Al­Sisi
Moeda oficial: libra egípcia
Fonte: site oficial do governo egípcio

Uma das civilizações mais antigas do mundo, o Egito reúne grande belezas naturais e atrativos históricos em seu país. (Foto Divulgação)

Uma das civilizações mais antigas do mundo, o Egito reúne grandes belezas naturais e atrativos históricos (Foto: Divulgação)

O Egito foi uma das primeiras seis civilizações a surgir de forma independente no mundo, sendo que o país tem sido continuamente habitado desde o 10º milênio a.C. Responsável pela criação de monumentos históricos, eternizados para a humanidade, como as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge, o Egito tem o Rio Nilo como a principal fonte de vida e trabalho.

A economia do país depende da produção e exportação de petróleo para a captação de receita, além da exploração das reservas de gás natural, carvão, manganês, minério de ferro e urânio. Outra atividade econômica muito presente no Egito é o turismo, que emprega cerca de 12% da força de trabalho no país, segundo a embaixada da República Árabe do Egito. As belezas naturais e a grande relevância histórica são atrativos para milhões de turistas.

Em 2014 o Egito realizou eleições presidenciais que escolheram o ex­ministro da Defesa, Abdel Fattah el­Sisi, como presidente do país. O país é uma das maiores potências políticas da África e do Oriente Médio, com a sede da Liga Árabe no Cairo. A religião majoritária, em seu território, o islã sunita, com aproximadamente 90% da população.