Projetos dos cursos

Mais de 300 estudantes da UFJF estão envolvidos na organização e no desenvolvimento da base olímpica UFJF 2016 para as nove equipes que treinarão no campus para os Jogos Rio 2016.

A princípio, quatro cursos e duas diretorias desenvolvem sete projetos: Jornalismo, Educação Física, Piscologia e Turismo e as diretorias de Imagem Institucional e de Relações Internacionais. Outros projetos já selecionados poderão ser aplicados a partir de acordo com as delegações. 

Comunicação

A Faculdade de Comunicação, em parceria com a Diretoria de Imagem Institucional, conta com oito alunos do curso de Jornalismo para complementarem a cobertura do período de treinamento das delegações olímpicas. Por meio do projeto “Cobertura especial das delegações olímpicas”, os estudantes estão produzindo conteúdo para o site UFJF 2016, redes sociais e outras plataformas, sob supervisão da Diretoria de Imagem. Além disso, os alunos auxiliarão no atendimento à imprensa, no credenciamento de imprensa, na elaboração de mailing e na organização de entrevistas coletivas.

Comunicacao_cobertura_delegacoes_olimpicas_UFJF_Foto_Caique_Chaon_UFJF

Oito alunos de Jornalismo complementarão a equipe de cobertura da Diretoria de Imagem Institucional (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Facom nas Olimpíadas

Em andamento há um ano, outro projeto realizado pela Faculdade de Comunicação é o site “Facom nas Olimpíadas“. Bolsistas, sob a supervisão do professor Márcio Guerra, estão produzindo notícias e vídeos sobre modalidades esportivas, atletas e história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, com o objetivo de capacitar profissionais que atuarão na cobertura das Olimpíadas e interessados nos esportes que serão disputados na Rio 2016.


Relações Internacionais

A Diretoria de Relações Internacionais da UFJF selecionou 152 alunos voluntários para receber e acompanhar atletas das delegações que treinarão em Juiz de Fora para os Jogos Olímpicos Rio 2016, como também para dar suporte em eventos e em entrevistas à imprensa. Os alunos, que foram selecionados de acordo com o nível de inglês e francês,  serão responsáveis por auxiliar os membros de cada delegação na comunicação com a comunidade presente na UFJF e nas atividades externas do grupo, como passeios culturais e deslocamentos pela cidade.

Treinamento_attaches_UFJF_2016_Foto_Twin_Alvarenga_UFJF

Cerca de 150 alunos atuarão como mediadores entre equipes e comunidade (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Psicologia

Alunos de Psicologia da UFJF darão palestras aos alunos que se inscreveram, junto à Diretoria de Relações Internacionais, para serem voluntários na recepção à delegações olímpicas. S
ete alunos foram preparados, por meio da “Oficina de Competências Grupais e Interpessoais e de Diversidade Cultural”, ministrada pela coordenadora do curso de Psicologia, professora Edelvais Keller, em parceria com a Apsi Consultoria Jr.


Turismo

O curso de Turismo da UFJF contemplará a formação de “Equipes de Hospitalidade”, compostas por estudantes com domínio de língua inglesa, que ficarão nos hotéis que receberão as delegações olímpicas e paralímpica. O projeto tem como um de seus objetivos incrementar os serviços de hospitalidade de Juiz de Fora e impactar positivamente no recebimento das delegações. A iniciativa também pretende contribuir para impacto social positivo no acolhimento de atletas e comissões técnicas e para o desenvolvimento e aprimoramento da formação acadêmica dos discentes do curso. 

Educação Física

Alunos da Faculdade de Educação Física e Desportos darão apoio na organização de treinos, quando terão também a oportunidade de observar, de modo mais próximo, como é a preparação de atletas de alta performance.

Atletismo UFJF

Projeto de atletismo da UFJF

Projeto de atletismo da UFJF

Em atividade há mais de cinco anos, o projeto Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria/UFJF) capacita cerca de 80 crianças e adolescentes na maioria das provas de atletismo, na Faculdade de Educação Física, e os incentiva a se tornarem atletas de alto rendimento.  No projeto, que coleciona medalhas em campeonatos estadual, nacional e internacional, os atletas mirins e pré-mirins treinam entre três e seis vezes por semana durante duas horas por dia. Os alunos aprendem a melhorar a coordenação motora, a cuidar do corpo e conhecem táticas e regras do esporte. Quando começam no projeto, passam por várias provas do atletismo. Em seguida, cada grupo desenvolve técnicas de provas específicas. Os alunos ainda são incentivados a incorporar valores do esporte, como disciplina, jogo limpo e trabalho em equipe.