China
Atletismo olímpico
Equipe: 107 integrantes, sendo 53 atletas e 54 integrantes da comissão técnica
Permanência em Juiz de Fora: 22 de julho a 16 de agosto
Em todos os esportes, os chineses obtiveram 88 medalhas em Londres 2012 o segundo lugar no quadro geral. No atletismo, o país atingiu o recorde da sua história em provas mundiais ao conquistar uma medalha de ouro, sete de prata e uma de bronze no Mundial de 2015, disputado em Pequim.
Um dos atuais expoentes do esporte é o velocista Su Bingtian, eleito atleta do ano de 2015 na China. Su foi o primeiro asiático a percorrer os 100 metros em menos de dez segundos e a se qualificar para uma final da distância em mundiais.
Confira a lista dos 53 atletas chineses confirmados para a UFJF.
Associação Chinesa de Atletismo
O país
Capital: Pequim
Língua oficial: mandarim
População: 1.338.612.968 hab. (estimativa)
Área territorial: 9 596 961 km²
Governo: república popular socialista unipartidária
Governante: Xi Jinping (presidente)
Moeda oficial: renminbi (yuan)
Fonte: Site Oficial do Governo Chinês
A China é o país mais populoso do mundo e uma das nações que mais cresce no cenário econômico global. Sob o comando de uma república popular unipartidária, o país é uma das poucas nações mundiais que mantém como forma de governo um partido com ideais socialistas.
Desde a introdução de reformas econômicas em 1978, a China tornou-se uma das economias de mais rápido crescimento no mundo, sendo o maior exportador e o terceiro maior importador de mercadorias do planeta. O país é a segunda maior economia mundial, com índices de crescimento do PIB que atingiram 6,9% em 2015.
O mandarim, língua oficial do país, é a mais falada no mundo, sendo que um quinto da população mundial tem o idioma como língua materna. O urso panda gigante não é apenas o animal-símbolo da nação, mas um meio utilizado por Pequim para aproximação com outros países.