Canadá
Atletismo olímpico
Cerca de 80 integrantes
31 de julho a 12 de agosto (datas estimadas)
Os atletas canadenses conquistaram 52 medalhas no atletismo em 26 edições dos jogos olímpicos de que participaram, sendo 13 de ouro. Em 2012, a única medalha foi obtida pelo atleta Derek Drouin, que obteve bronze no salto em altura. Em entrevista ao portal da UFJF, o coordenador técnico da equipe, Peter Eriksson, espera conseguir entre duas e três medalhas nesta edição dos Jogos. Um dos grandes nomes canadenses é Andre de Grasse, que foi bronze nos 100 metros rasos, prova dominada pelo jamaicano Usain Bolt, no Mundial de Atletismo, em 2015.
Atletismo paralímpico
Cerca de 50 integrantes
28 de agosto a 5 de setembro
O Canadá obteve 1.033 medalhas em 12 edições dos Jogos Paralímpicos. Em Londres 2012, foram 31 pódios, sendo nove medalhas no atletismo, em provas de velocidade. O país ficou em 20º lugar no ranking de medalhas. O Brasil conquistou a sétima colocação, com 43 pódios. Um dos grandes nomes canadenses é Brent Lakatos ouro nos 100, 200 e 800 metros, no Mundial Paralímpico de Atletismo, em 2015.
Federação Canadense de Atletismo
Página da Federação no Facebook e perfil no Instagram
O país
Capital: Ottawa
Língua oficial: inglês e francês
População: 36.155.487 hab. (estimativa)
Área territorial: 9 984 670 km²
Governo: democracia parlamentar e monarquia constitucional federal
Governante: Justin Trudeau (primeiro-ministro)
Moeda oficial: dólar canadense.
Fonte: site oficial do governo canadense
O Canadá, segundo maior país em extensão territorial do mundo, é uma das nações mais influentes no cenário da política mundial. Membro oficial do G8, grupo de países mais ricos e influentes do mundo, o Canadá possui sua economia baseada nas riquezas minerais de seu solo, que possui jazidas de ferro, petróleo, gás natural, urânio, ouro, prata, níquel, cobre, molibdênio, zinco, amianto, entre outros. Além de produtos para exportação, são esses minérios que subsidiam a indústria do país.
Sendo colonizado durante processo de ocupação franco-britânica, o Canadá hoje tem sua independência política total, sob vigência de democracia parlamentar e monarquia constitucional federal como forma de governo. O país tem um primeiro-ministro, que é o chefe de governo, mas o chefe de Estado ainda é o monarca do Reino Unido.
Diferentemente de grande parte dos países no cenário global, o Canadá é uma das poucas nações que passou a acolher pessoas de vários países, com o principal objetivo de atender às demandas econômicas da nação e criar uma formação cultural múltipla. Hoje existem diversos programas que permitem o ingresso de estudantes e trabalhadores para o interior de seu território.