Lançamentos

Lançamentos e arremessos

Lançamento de disco
Lançamento de dardo
Lançamento de martelo
Arremesso de peso

Arremesso de peso

Arremesso_de_peso_FOto_caique_cahon_UFJF

Aluno do projeto de Atletismo da UFJF, Luiz Maurício Dias, demonstra técnica do arremesso de peso (Foto: Géssica Leine/UFJF)

O atleta deve arremessar um peso redondo de 7,2 quilos (masculino) ou de 4 quilos (feminino). Diferentemente das outras provas da categoria de lançamentos, em que o atleta faz um giro com o braço estendido ou semi­-estendido, neste caso, ele tem de arremessar o peso, como se estivesse empurrando-­o. Para tanto, deve posicioná-­lo próximo do ombro e com uma mão só. Com isso, a prova não tem de ser realizada na gaiola ­- a estrutura de proteção ao redor do atleta -­, porque o peso é, em geral, jogado para a frente e sua trajetória percorrida, em torno dos 20 metros, é mais curta do que a dos lançamentos.

Um dos nomes da modalidade é Tomasz Majewski, da Polônia, que foi ouro em Londres. No Mundial, no ano passado, ficou em sexto. Gong Lijiao, da China, obteve as medalhas de bronze no feminino em Londres e de prata no Mundial. A atleta chinesa já está confirmada para vir à UFJF.

Recordes

Masculino
Mundial: Randy Barnes (EUA), em 1990, com 23, 12 metros.
Olímpico: Ulf Timmermann (Alemanha Oriental), em 1988, com 22,47 metros.

Feminino
Mundial: Natalya Lisovskaya (então União Soviética), em 1987, com 22,63 metros
Olímpico: Ilona Briesenik (Alemanha Oriental), em 1980, com 22,41 metros

Lançamento de dardo

lancamento_de_dardo_javellin_throw_UFJF_Foto_caique_cahon_UFJF

Campeão brasileiro mirim de lançamento de dardo, Luiz Maurício Dias, do projeto Atletismo UFJF (Foto: Géssica Leine/ UFJF )

Nesta modalidade, o atleta deve lançar o mais longe possível um dardo de ponta metálica, semelhante a uma lança, de até 2,3 metros (feminino) ou 2,7 metros (masculino) de extensão. Para ampliar o alcance, o competidor sai em disparada na pista com mais de 30 metros de comprimento. O dardo não pode cair de qualquer jeito, o lançamento só é válido se a ponta metálica tocar o solo antes de qualquer outra parte.

Feito de metal, fibra de vidro ou material similar, o dardo é mais pesado e longo para competições adultas masculinas: 800 gramas e entre 2,6 e 2,7 metros. Nas disputas femininas, pesa 600 gramas e seu comprimento deve ser entre 2,2 e 2,3 metros.

Confirmada para treinar na UFJF, a chinesa Lyu Huihui conseguiu prata no Mundial 2015, lançando o dardo a 66,13 metros. Sua compatriota Li Lingwei, que também virá a Juiz de Fora, ficou em quinto lugar. A canadense Elizabeth Gleadle obteve a 11ª posição.

Recordes

Masculino
Mundial: Jan Železný (República Checa), em 1996, com 98,48 metros
Olímpico: Andreas Thorkildsen (Noruega), em 2008, com 90,57 metros

Feminino
Mundial: Barbora Špotáková (República Checa), em 2008, com 72,28 metros
Olímpico: Osleidys Menéndez (Cuba), em 2004, com 71,53 metros

Lançamento de martelo

A delegação da Polônia é o nome forte do lançamento de martelo, com dois ouros na edição 2015 do Mundial. A campeã e recordista mundial Anita Wlodarczy, não confirmada para treinar na UFJF, tornou­-se, em 2015, a primeira mulher a lançar o martelo -­ uma esfera metálica fixada a um cabo de aço – para além dos 80 metros de distância. Anita superou, na competição, as chinesas confirmadas para vir à Universidade Zhang Wenxiu (76,33 metros), vice-campeã, e Wang Zheng  (73,83 metros), em quinto lugar. Em Jogos Olímpicos, Anita foi prata em Londres-­2012.

Na categoria masculina, os poloneses Pawel Fajdek e Wojciech Nowicki conseguiram, em 2015, respectivamente o ouro e o bronze com as marcas de 80,88 metros e 78,55 metros. Marcel Lomnický, da Eslováquia, ficou em oitavo, com 75,79 metros.

Uma das provas de técnica mais complexa no atletismo, a preparação para o lançamento de martelo é realizada em área protegida por uma tela, conhecida como gaiola. A esfera pesa quatro quilos (feminino) ou 7,2 quilos (masculino). E a modalidade só foi aberta, em Jogos Olímpicos, para mulheres no ano 2000, cem anos depois de ser oficializado para homens.

Recordes

Masculino
Mundial: Yuriy Sedykh (então União Soviética), em 1986, com 86,74 metros
Olímpico: Sergey Litvinov (então União Soviética), em 1988, com 84,80 metros

Feminino
Mundial: Anita Wlodarczy (Polônia), em 2015, com 81,08 metros
Olímpico: Tatyana Lysenko (Rússia), em 2012, com 78,18 metros

Lançamento de disco

lançamento_de_disco_discus_throw_ufjf_foto_caique_cahon_ufjf

Lançamento de disco (Foto: Géssica Leine/UFJF)

O objetivo aqui também é ter habilidade e força para lançar o mais longe possível um objeto – neste caso, um disco de metal. Posicionado em um círculo no chão, o atleta gira sobre si mesmo e dispara o disco a partir da gaiola de proteção. O competidor não pode sair do círculo até que o metal atinja o solo do campo. O disco usado pelas mulheres pesa um quilo, e o empregado pelos homens tem dois quilos.

O atual campeão mundial é o polonês Piotr Malachowski, que lançou o metal a 67,40 metros. Seu compatriota é o terceiro melhor lançador do mundo, Robert Urbanek, que fez o disco bater a 65,18 metros de distância em 2015.

A Estônia, que terá a delegação de atletismo treinando na UFJF, possui o ouro olímpico de Pequim­ 2008 e o bronze de Londres ­2012 com Gerd Kanter. No Mundial ­2015, ele ficou na quarta posição. A relação com o nome dos atletas europeus do disco ainda precisa ser confirmada à UFJF pelas coordenações técnicas.

Recordes

Masculino
Mundial: Jürgen Schult (então Alemanha Oriental), em 1986, com 74,08 metros
Olímpico: Virgilijus Alekna (Lituânia), em 2004, com 69,89 metros

Feminino
Mundial: Gabriele Reinsch (então Alemanha Oriental), em 1988, com 76,80 metros
Olímpico: Martina Hellmann (então Alemanha Oriental), em 1988, com 72,30 metros