Atletas

Canadá

André de Grasse
Créditos: iaaf.org

André de Grasse (Foto: IAAF)

Promessa para a prova de 100 metros rasos nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o corredor André Grasse foi medalhista de bronze no Mundial de Atletismo, em 2015, competindo com a sensação do esporte, Usain Bolt. Nos Jogos Pan Americanos de Toronto, 2015, Grasse foi medalha de ouro nas categorias de 100 e 200 metros.

Com 21 anos, o atleta mantém o recorde nacional do Canadá para a prova de 100 metros rasos, que realizou em 9s75, tornando ele o canadense mais rápido na história do país. Grasse também participa do time de revezamento 4 x 100 metros do Canadá, sendo que no mundial realizado em Pequim, 2015, a equipe conquistou a medalha de bronze. A UFJF aguarda a confirmação da vida de Grasse.

Confira a lista de atletas da equipe paralímpica.

China

Su Bingtian
Créditos: iaaf.org

Su Bingtian (Foto: IAAF)

Primeiro chinês a conseguir quebrar a meta de correr os 100 metros rasos em menos de 10 segundos, Su Bingtian é um dos destaques da equipe de atletismo que vem treinar na UFJF. 

Bingtian tem o recorde asiático nas provas de 60 metros, 100 metros e 4 x 100 metros. No mundial de atletismo de Pequim, 2015, o atleta foi medalha de prata junto com a equipe de revezamento na prova de 4 x 100 metros.

 

 

  

Eslováquia

Matej Tóth
Créditos: iaaf.org

Matej Tóth (Foto: IAAF)

Campeão da marcha atlética no mundial de atletismo de Pequim, 2015, Matej Tóth já participou de três edições dos Jogos Olímpicos em sua carreira (2004, 2008 e 2012). Detentor do recorde eslovaco na modalidade, Tóth cumpriu a prova de 50 quilômetros em 3h39min46s.

Promessa de medalha nos Jogos Rio 2016, Tóth foi o primeiro atleta eslovaco a se tornar campeão pelo país em uma competição internacional na categoria da marcha atlética. Com outros títulos em diversas disputas, Tóth, que é formado em jornalismo, já esteve na UFJF, em 2015, para avaliar as estruturas de treinamento do campus.

 

Estados Unidos

Ashton Eaton
Créditos: iaaf.org

Ashton Eaton (Foto: IAAF)

Medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres no decatlo, Ashton Eaton tem grandes chances de manter o título durante os Jogos Rio 2016. Bicampeão mundial na prova, Eaton conseguiu quebrar o recorde mundial na modalidade, marcando 9.045 pontos durante o mundial de Pequim, em 2015.

Eaton também é o atual campeão mundial do heptatlo, com 6.645 pontos. Nos últimos anos, vem colecionando diversos títulos que mostram a sua determinação em se consagrar bicampeão olímpico da modalidade. Ashton Eaton é marido da atleta canadense, que também vai treinar na UFJF, Brianne Theisen-­Eaton.

 

Qatar

Mutaz Barshim
Créditos: iaaf.org

Mutaz Barshim (Foto: IAAF)

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, 2012, na prova de salto em altura, Mutaz Barshim vem colecionando títulos mundiais desde então, mostrando sua grande determinação em conquistar o primeiro lugar durante os Jogos Rio 2016. Recordista asiático da modalidade, pulando uma altura de 2,43 metros, Barshim está somente a 2 centímetros do recorde mundial. O atleta está confirmado para vir à UFJF.