Projetos em execução no ano de 2024, sob a gestão da Fundação CAEd
1) Pesquisa de Avaliação 2022-2025
Descrição sucinta: Apoiar as redes de ensino para a produção de diagnósticos sobre os seus principais problemas e para a definição de soluções que possam resolvê-los, ofertando, para tanto, serviços especializados de pesquisa de avaliação para as redes educacionais, em conformidade com suas necessidades.
Equipe Executora – Vide Portaria 99.2024
Status: Em execução
2) Desenvolvimento do Banco de Itens e da Versão 4 da Plataforma de Avaliação e Monitoramento do CAEd
Descrição sucinta: O referido projeto de pesquisa tem como objetivos centrais i) a atualização, a expansão e o desenvolvimento de uma nova versão de seu Banco de Itens e ii) o desenvolvimento da versão 4 da Plataforma de Avaliação e Monitoramento do CAEd.
Equipe Executora – Vide Portaria 106.2024
Status: Em execução
3) Aprendizagem Para Todos: Apoio Técnico Para Avaliação Nacional Externa por Amostragem a 4a E 6a Classe de Língua Portuguesa e Matemática da Rede de Ensino de Angola
Descrição sucinta: apoiar o desenvolvimento do Sistema de Avaliação angolano através do apoio técnico à equipe da Direção Nacional de Avaliação e Acreditação (DNAA) para a realização de pré-teste da avaliação externa e, ainda, o desenvolvimento profissional dos agentes educacionais do referido país africano por meio de cursos de especialização ministrados pelo CAEd/UFJF.
Equipe Executora:
Glauker Menezes de Amorim (UFJF)
Reginaldo Fernando Carneiro (UFJF)
Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello (UFJF)
Rosângela Veiga Júlio Ferreira (UFJF)
Edna Rezende Silveira de Alcantara (UFJF)
Jader Janer Moreira Lopes (UFJF)
Tufi Machado Soares (UFJF)
Wagner Silveira Rezende (UFJF)
Begma Tavares Barbosa (UFJF)
Status: Em execução
4) Empoderamento das Raparigas e Educação de Qualidade para Todos – Curso de Especialização em Avaliação Educacional em Larga Escala e Apoio Técnico para Avaliação Nacional Externa no Ensino Básico e Secundário de Língua Portuguesa e Matemática da Rede de Ensino de São Tomé e Príncipe
Descrição sucinta: apoiar na constituição e apropriação de conhecimentos técnico-científicos necessários para que os profissionais da educação da República Democrática de São Tomé e Príncipe tenham condições de atuar em todos os processos referentes à avaliação de aprendizagem em larga escola.
Equipe executora:
Glauker Menezes de Amorim (ICE/UFJF)
Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello (FACEd/UFJF)
Jader Janer Moreira Lopes (FACEd/UFJF)
Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo (FACEd/UFJF)
Reginaldo Fernando Carneiro (Faced/UFJF)
Rosângela Veiga Júlio Ferreira (Col. João XXIII/UFJF)
Wagner Silveira Rezende (Fac.Direito/UFJF)
Status: Em execução
5) Gestão e Avaliação da Educação Pública em Níveis de Especialização e Mestrado Profissional
Descrição sucinta: contribuir com o desenvolvimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional de gestores, técnicos e professores que compõem as redes de educação, o que, consequentemente, resultará em resultados positivos a todos os demais profissionais atuantes nas escolas e na qualidade do ensino ofertado aos estudantes, em consonância com as mais modernas e melhores práticas hoje observadas na gestão educacional pública.
Equipe Executora – Vide arquivo PDF “Docentes PPGP”
Status: Em execução
Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos.
Cordialmente,
Lina Kátia Mesquita de Oliveira
Diretora Executiva
Fundação CAEd
Eleuza Maria Rodrigues Barboza
Diretora Superintendente
Fundação CAEd