Ir para o conteúdo

Turismo

Bacharelado em Turismo
Quantidade de vagas: 180
Turno: diurno (90 vagas) e noturno (90 vagas)
Duração: cinco anos (dois anos e meio do curso Ciências Humanas mais dois anos e meio de Turismo)
Formas de ingresso: após conclusão do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas
Conceito no Enade: 3

Apresentação
O curso de Turismo objetiva formar profissionais capazes de refletir sobre o fenômeno turístico e contribuir no planejamento e gestão de ações, estratégias e ferramentas concernentes ao turismo na esfera comercial e não comercial. O curso possui o enfoque em duas áreas, que podem ser cursadas de acordo com o interesse de cada aluno: ênfase em Gestão de Organizações Turísticas e ênfase em Patrimônio e Planejamento de Destinos Turísticos.

A ênfase em Gestão de Empreendimentos Turísticos abrange conhecimentos sobre o caráter organizacional e gerencial do turismo, focalizando os empreendimentos turísticos sob o aspecto de suas grandes áreas de gestão, juntamente com a visão crítica das relações sociais presentes nessas estruturas. Para tanto, essa linha de estudos visa fornecer ao aluno instrumentos teóricos e práticos que favoreçam o gerenciamento e a operacionalização das áreas funcionais dos empreendimentos turísticos, sejam eles públicos, privados ou do terceiro setor. Também abarca o o conhecimento crítico sobre as relações organizacionais, a partir do entendimento das interações entre estrutura e agência, sob o olhar de questões de cunho social, cultural, institucional, relativos à raça, gênero, poder e etc, na “construção” do cotidiano turístico.

A ênfase em Patrimônio e Gestão de Destinos Turísticos abrange as relações entre ambiente, sociedade e patrimônio, que favoreçam o planejamento, a implementação, o monitoramento e a intermediação de políticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento turístico em localidades, com foco nos interesses sociais, históricos, culturais, políticos e ambientais. Também possibilita a atuação em organizações públicas, privadas e civis que visem ao desenvolvimento turístico alternativo e complementar aos moldes mercadológicos convencionais, privilegiando iniciativas turísticas de interesse social e público.

As disciplinas que integram o currículo distribuem-se entre diversas áreas, tais como: turismo, geografia, história, economia, direito, administração, comunicação, artes e cultura. O currículo garante uma formação com enfoque humanista, a fim de formar profissionais aptos ao planejamento do turismo sustentável.

Perfil do profissional
O graduado em Turismo deverá estar apto, entre outras atividades, a colaborar na elaboração de políticas de turismo municipais, estaduais e nacionais; elaborar o planejamento do espaço turístico; coordenar trabalhos técnicos, estudos, pesquisas e projetos em diferentes áreas do turismo; analisar e elaborar planos para o desenvolvimento da atividade, levando em conta as influências de fatores sociais, culturais e econômicos; coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas vocacionadas para o turismo; coordenar áreas e atividades de lazer para o público em geral; coordenar e orientar projetos de treinamento ou aperfeiçoamento de pessoal, em nível técnico ou de prestação de serviços, além de planejar e organizar eventos e viagens.

Além da formação acadêmica, o bom desempenho profissional exige do egresso aptidões pessoais ligadas à sociabilidade, ao dinamismo, à criatividade, ao senso de organização, à facilidade em aprender idiomas e à capacidade de relacionar diferentes áreas do conhecimento humano.

O bacharel em Turismo atua no setor empresarial, em centros de informação turística, em instituições de ensino, em entidades e organismos públicos e privados e em atividades de consultoria política.

Projeto pedagógico do curso

Contato
Bacharelado em Turismo
Instituto de Ciências Humanas
Coordenação do curso: (32) 2102-3119
Departamento de Turismo: (32) 2102-3137