Serviço Social
Bacharelado em Serviço Social
Vagas: 70
Turno: integral (35 vagas, com entrada no primeiro semestre) e noturno (35 vagas, com entrada no segundo semestre)
Unidade acadêmica: Faculdade de Serviço Social
Duração: quatro anos
Formas de ingresso: Pism (22 vagas), Sisu (48 vagas) e seleção de vagas ociosas
Conceito no Enade: 5
Apresentação
As atividades acadêmicas se dividem em aulas teóricas, oficinas, laboratórios, seminários, com inserção nas modalidades de pesquisa, ensino e extensão.
O curso estrutura-se por meio de três núcleos fundamentais de conhecimentos:
– Núcleo de fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos, com disciplinas das áreas de Sociologia, Filosofia, Economia, Psicologia e Política, que possibilitam a compreensão da sociedade em seu movimento contraditório;
– Núcleo de fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira, que, por meio de disciplinas de História, Política Social, Direito e Planejamento Social, destina-se a compreender a dinâmica dessa sociedade: a sua formação e seu desenvolvimento urbano e rural, em suas diversidades regionais e locais;
– Núcleo de fundamentos do trabalho profissional, que compreende todos os elementos constitutivos do Serviço Social: sua trajetória histórica, teórica, metodológica e técnica, os componentes éticos que envolvem o exercício profissional, a pesquisa, o planejamento, administração em Serviço Social e o estágio supervisionado.
O estágio tem importante papel na formação acadêmica e realiza-se do sexto ao oitavo período, em diferentes instituições públicas e privadas, com as quais a UFJF mantém convênio.
Perfil do profissional
A profissão de Serviço Social foi vinculada historicamente à assistência social, mas atua hoje no sentido de superar a ideologia do assistencialismo e de avançar nas lutas pelos direitos e pela cidadania, visando à viabilização destes no âmbito das políticas sociais.
O assistente social é o profissional que, preferencialmente, é chamado a implementar políticas socioassistenciais no interior das organizações públicas governamentais e não-governamentais, das organizações privadas, operando sob duas perspectivas: a prestação de serviços e a ação educativa. Com o processo de descentralização das políticas sociais, o assistente social é solicitado para, além de executor de programas, assumir posições de assessoria, planejamento e gestão destas políticas em nível regional e local.
Na esfera pública, o assistente social atua ainda em fóruns e conselhos vinculados às políticas sociais, notadamente da assistência, da saúde e da criança e do adolescente, seja no plano de defesa e do exercício dos direitos dos usuários destas políticas, seja no âmbito do controle social das mesmas, bem como de planos, projetos e orçamentos.
Alguns campos de atuação do graduado em Serviço Social são: secretarias estaduais e municipais principalmente nas áreas de saúde, judiciário, assistência, educação, criança, adolescente, família e idoso; centros comunitários; instituto de seguridade social; hospitais e clínicas; empresas e sindicatos.
Contato
Bacharelado em Serviço Social
Faculdade de Serviço Social
Coordenação do curso: (32) 2102-3563
Secretaria: (32) 2102-3561/3573