Ir para o conteúdo

Jornalismo

graduacao_jornalismo_novoportalBacharelado em Jornalismo
Vagas: 70

Turno: 
Integral (com 35 vagas e ingresso no 2º semestre) e Noturno (35 vagas, com ingresso no 1ºsemestre)
Unidade acadêmica:
Faculdade  de Comunicação
Duração:
quatro anos (diurno) e quatro anos e meio (noturno)
Formas de ingresso:
Pism, Sisu e seleção de vagas ociosas
Conceito Enade:
5

Apresentação

O curso de Jornalismo da UFJF contribui  para a qualificação da oferta midiática, por meio da formação em nível superior de profissionais capazes de atuar em contextos de empresas jornalísticas locais, nacionais e internacionais, com a competência demandada em sociedades complexas. Jornalistas formados pela FACOM-UFJF são capazes de atuar em campos e demandas cada vez mais diversos, e de assumir protagonismo na atuação em diferentes modelos de circulação de textos, sons e imagens.

Criado  em 1958, a graduação em Jornalismo da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), já passou  por muitas transformações. Tornou-se curso de Comunicação Social em 1969, com as reformas na educação implementadas no regime militar, e em 2011 recuperou sua antiga denominação: curso de Jornalismo.

Profissão reconhecida internacionalmente, regulamentada e descrita no Código Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho, a formação superior em Jornalismo é uma exigência que interessa à sociedade, como propõe livro editado pela FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas (link para arquivo em pdf).

Para formar jornalistas com qualidade, o curso da FACOM-UFJF ao longo dos anos passou por mudanças de estrutura e currículo, que atenderam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Jornalismo, a curricularização da extensão e sobretudo as transformações da sociedade e do mundo do trabalho.

Em sua versão atual a matriz curricular do curso de Jornalismo da UFJF, oferta integral e noturno, tem carga horária total de 3005 horas, 310 delas destinadas à curricularização da extensão.

Perfil do profissional
Por ser formado com base em conteúdo generalista, o profissional poderá atuar em veículos impressos (jornais, revistas), emissoras de rádio e TV, assessorias de comunicação em órgãos públicos e empresas, portais na internet, blogs, mídias sociais (planejamento, produção e análise de conteúdo, gestão de relacionamento) e agências de comunicação.

Contato
Bacharelado em Jornalismo
Faculdade de Comunicação
Coordenação do curso: (32) 2102-3609
Secretaria da faculdade: (32) 2102-3601/3602