Ir para o conteúdo

Estatística

Estatística_UFJFBacharelado em Estatística
Vagas: 40
Turno: integral
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Exatas
Duração: quatro anos
Formas de ingresso: Pism, Sisu, seleção após conclusão do curso Ciências Exatas (20 vagas) ou seleção de vagas ociosas (veja abaixo)
Conceito no Enade: ainda não foi avaliado

Apresentação
O curso é dividido em dois núcleos: o núcleo comum, constituído por 29 disciplinas obrigatórias, e o núcleo específico, constituído por 32 disciplinas eletivas. Essas últimas estão divididas em três grupos, dois organizados de acordo com a ênfase adotada (finanças e marketing, ou população e saúde) e um terceiro, destinado à formação complementar.

Para que a adaptação do aluno ao curso seja facilitada, o Departamento de Estatística criou um Projeto de Tutoria: cada estudante terá um tutor que o acompanhará durante toda a sua permanência no curso. O tutor deverá orientar o aluno na escolha das ênfases e na elaboração de um cronograma de estudo, incluindo todas as atividades previstas para a integralização curricular.

As atividades se dividem em aulas teóricas e práticas em laboratórios. O estágio é curricular.

Perfil do profissional
O estatístico deve ser um profissional com bons conhecimentos teóricos sobre as ferramentas estatísticas, aliados à experiência na aplicação destas ferramentas na solução de problemas práticos que envolvam grandes quantidades de dados. Para isso, deve aliar uma base teórica de Matemática e Metodologia Científica à capacidade de utilizar recursos computacionais, para ser capaz de planejar experimentos, coletar dados, organizar e resumir estes dados, ajustar modelos, tirar conclusões e, não menos importante, apresentar, discutir e publicar os resultados.

A Estatística, atualmente, é a disciplina que fornece as ferramentas básicas para a tomada de decisão em praticamente todas as áreas que precisam analisar e modelar grandes quantidades de dados, desde a Administração até a Medicina, passando pela Economia, a Engenharia e a Biologia. Por isso, o estatístico é um profissional requisitado pelas mais diversas instituições, como indústrias, instituições públicas, hospitais e centros de pesquisa médica, empresas de pesquisa de opinião e mercado. O peso relativo de cada uma destas habilidades na formação de um estudante, contudo, vai depender do perfil profissional que se deseja alcançar.

Formas de ingresso
Há três formas de ingresso em Estatística:

– Seleção para entrada direta no curso por meio do Sisu ou Pism;
– Entrada por meio do Bacharelado em Estatística. Ao concluir esse curso, o estudante participa de nova seleção interna para obter a vaga em Estatística, no turno integral;
– Seleção de vagas ociosas. Caso haja, elas serão destinadas a quem participou da edição mais recente do Pism ou Sisu e a outros candidatos, como interessados em transferência ou profissionais já graduados. Saiba mais sobre vagas ociosas.

Contato
Bacharelado em Estatística
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Estatística: (32) 2102-3306
Secretaria: (32) 2102-3319