Ir para o conteúdo

Espaços de lazer

Jardim Sensorial

jardimsensorialO Jardim Sensorial nasceu com o objetivo de “parar o ritmo”, permitindo que as pessoas pudessem ter um contato direto com a natureza. O espaço, no centro do campus, busca explorar o tato e o olfato das pessoas. A estrutura, localizada próxima à Reitoria, no campus, baseia-se no “opy”, que em tupi-guarani significa “casa de reza”. É composta por três canteiros, sendo o externo ornamental e os dois internos formados por plantas intercaladas para favorecer o toque e o cheiro. O Jardim oferece visitas guiadas, de segunda a domingo, das 9h30 às 12h e das 14h às 16h30.

Bicicletário/Ciclovia

bikeOs ciclistas contam com 2.200 metros de ciclovia na área central do campus. Em janeiro de 2015, foi criado o primeiro bicicletário público de Juiz de Fora, no estacionamento da reitoria, em parceria com a cooperativa médica Unimed, onde são disponibilizadas 30 bicicletas. Das 6h às 22h, o usuário pode utilizar o equipamento por uma hora, sempre dentro dos limites do campus, respeitando o intervalo de 15 minutos para sair novamente. As bikes possuem sistema de monitoramento em tempo real.

Pista de skate

skateA pista de street park, inaugurada em 2013, é ponto de encontro para os praticantes de skate. O espaço, de 350 metros quadrados, fica na Praça Cívica, e é aberto à comunidade. A pista é destinada a uma das principais modalidades do esporte, o street skate, no qual os skatistas utilizam obstáculos como banks, caixotes e corrimões para executar suas manobras.

Academia ao Ar Livre/Parque Infantil

academiaA Academia ao Ar Livre foi a primeira implantada em Juiz de Fora. Sua estrutura possibilita a execução de exercícios físicos de fortalecimento muscular, aeróbicos e que melhoram flexibilidade, mobilidade e coordenação motora. Frequentemente professores e alunos da Faculdade de Educação Física e Desportos atuam como monitores no local. Já o Parque Infantil, localizado ao lado da academia, conta com a escalada comum, a escalada torcida e o carrossel, entre outros brinquedos.

Área para caminhada

caminhadaSão 2.200 metros de pista demarcada para caminhada, corrida e ciclismo no campus. Revitalizado, o anel viário apresenta boas condições de proteção e estabilidade para a prática de exercícios, além de segurança para pedestres, atletas e ciclistas. Além disso, a UFJF realiza campanhas periódicas de conscientização para a harmonia entre todos os que de alguma forma utilizam do espaço.

Instalações Esportivas da Faculdade de Educação Física

faefidO complexo esportivo da Faculdade de Educação Física da UFJF conta com um ginásio poliesportivo, piscina semi-olímpica de 8 raias, piscina infantil, duas quadras de tênis, campo de futebol, pista de atletismo, quadra multiuso, quadra society, academia de musculação e duas quadras de peteca/badminton. Existem diversos projetos para uso dessas instalações, sendo abertos para alunos, docentes, técnico-administrativos e público externo. Interessados em utilizar as instalações podem buscar mais informações dos projetos por meio do telefone (32) 2102-3266.

Praça Cívica/Concha Acústica

A Praça Cívica, localizada no centro do Campus, representa a consagração da Universidade como espaço público. O local, de 10 mil metros quadrados, foi todo revitalizado e apresenta fontes luminosas, uma grande área aberta e uma concha acústica, com camarins e sanitários, onde são realizados eventos como os projetos Som de Domingo e Leitura no Campus, além de festivais de música, dança, circo e teatro.

Centros de Vivência

Os Centros de Vivência são espaços destinados à comunidade que circula pelo campus, sejam eles alunos, servidores ou visitantes. Possuem espaços para lanchonete, utilidades acadêmicas, papelaria, livraria e posto de atendimento bancário, além de sanitários públicos adaptados e gratuitos.

Jardim Botânico

Em construção, o Jardim Botânico da UFJF vai abrigar um Centro de Educação Ambiental, além de laboratórios, coleções botânicas, teleférico, com torres de 35 metros de altura, trenó de montanha e outras estruturas de pesquisa, conservação e turismo. O projeto paisagístico é assinado pelo escritório Burle Marx. O espaço, de 845 mil metros quadrados, ainda terá parque infantil, adaptado para crianças com deficiência, espaço para salas de exposições, café e loja, uma casa sustentável, sala de aula natural e bancos de registros de espécies e sementes.