Espaços de cultura
Cine-Theatro Central
Um dos dez teatros mais belos do Brasil, o Cine-Theatro Central foi inaugurado em 1929 e se firmou como principal espaço e um dos símbolos da cultura de Juiz de Fora. Colocou a cidade na rota dos grandes artistas do país e do exterior. Em 1994, quando foi adquirido pela UFJF, o espaço foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e passou por restaurações. O local oferece visitas guiadas, que podem ser agendadas por escolas, turistas ou pessoas da comunidade.
Centro Cultural Pró-Música
Instituição consagrada por mais de meio século de atividades, o Centro Cultural Pró-Música foi inaugurado em 5 de dezembro de 1971 e incorporado pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 30 de março de 2011. Voltado para a formação musical, para a pesquisa e para o registro do repertório colonial brasileiro, além das artes em geral, é um órgão suplementar da Pró-reitoria de Cultura. Inaugurada em 1974, sua sede própria, na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2329, dispõe de sala administrativa, teatro com 500 lugares e espaço para exposições (Galeria Renato de Almeida). Um dos pontos altos de sua programação é o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, que, desde 1990, já ofereceu ao público, gratuitamente, 32 edições.
Forum da Cultura
O Forum da Cultura, criado em 1971, cumpre o papel de abranger variadas manifestações artísticas e promover o acesso da sociedade às atividades promovidas no local. O casarão, construído como residência no início do século passado, foi vendido, em 1953, à antiga Faculdade de Direito. Em 1960, abrigou a primeira sala de reitor da UFJF. Hoje, o casarão abriga o Centro de Estudos Teatrais/Grupo Divulgação, o Museu de Cultura Popular, a Galeria de Arte e o Coral Universitário.
Escola de Artes Pró-Música
Vinculada à Pró-reitoria de Cultura da UFJF, a Escola de Artes Pró-Música está entranhada na história do Centro Cultural Pró-Música, ocupando atualmente o antigo casarão da Avenida Barão do Rio Branco, nº 3372, onde se estabelece a partir de um projeto que privilegia o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito da música e das artes. No complexo arquitetônico da Escola, que já foi sede da Faculdade de Filosofia e Letras, do Colégio de Aplicação João XXIII, do Centro de Estudos Murilo Mendes e da Casa de Cultura, funcionam ainda o Museu da Moda Social e a Casa de Helenira Rezende, conhecida como Helenira Preta, que tem administração da Faculdade de Serviço Social.
Saguão da Reitoria
O saguão da Reitoria, no campus-sede da UFJF, foi transformado em espaço cultural para lançamentos literários, exposições documentais e artísticas, principalmente de fotografias e artes visuais, envolvendo novos talentos e nomes já conhecidos no cenário nacional. Idealizadas pela Pró-reitoria de Cultura, as mostras colocam o público acadêmico e as comunidades do entorno em sintonia com assuntos pungentes sobre a sociedade em geral.