Ir para o conteúdo

Centro de Ciências

centro de ciênciasO Centro de Ciências da UFJF é um complexo de divulgação científica que conta com planetário, observatório astronômico, museus e exposições. O espaço, com mais de três mil metros quadrados e com capacidade de receber mais de 700 pessoas, aproxima a ciência da comunidade, expandindo o conhecimento para além dos muros da Universidade. As atrações são abertas à população e a entrada é gratuita.

Observatório Astronômico

Com um telescópio fixo de 20 polegadas, além de dez telescópios móveis, incluindo um específico para observação do Sol, é possível observar estrelas, lunações, crateras lunares e planetas do nosso sistema solar, por exemplo. O espaço está aberto às terças e quintas-feiras, a partir das 19h. As sessões de observação ocorrem a cada meia hora e comportam 25 pessoas. Para participar, é necessário ingressar no Centro de Ciências até às 20h. A observação acontece até às 21h.

34274548275_835473cca4_z-300x450Exposições

Diversas exposições interativas podem ser visitadas no Centro de Ciências de terça a domingo. Entre elas, Célula ao Alcance da Mão, Tabela Periódica, Aprenda Brincando e Energia Nuclear.

Museu de Malacologia

Quando vamos à praia, é comum vermos crianças e até adultos admirando conchas na areia. No entanto, a maioria das pessoas não imagina o quanto de ciência tem por trás das suas formas e cores. Com exposição de conchas, jogos e contação de histórias com fantoches para crianças, o Museu de Malacologia detalha as curiosidades desse ramo da zoologia que estuda os moluscos.

Sala de Arqueoastronomia

Nesse espaço, o visitante é apresentado ao modo como as civilizações antigas aprendiam e compreendiam o cosmos. Na sala, estão expostas peças da cultura de Tiwanaku, considerada a mais antiga da América do Sul, como um vaso cerimonial Keru (em cerâmica), alfinetes de bronze e réplica da Portal do Sol – monumento com inscrições de um calendário astronômico complexo, encontrado nas ruínas dessa cultura, na Bolívia – e uma coleção antropológica. Outro destaque da coleção são quatro crânios de indivíduos de Tiwanaku, que exibem uma deformação artificial provocada pela compressão da cabeça de recém-nascidos com tábuas de madeira ou ligaduras, com o objetivo de alterar o eixo de crescimento da cavidade craniana.

Para o agendamento de visitas ou adquirir demais informações, os telefones para contato são (32) 2102-6913, (32) 2102-6914 e (32) 2102-6923.