A Universidade Federal de Juiz de Fora (abre em nova janela), UFJF, possui diversos sites institucionais, a fim de divulgar as informações referentes aos seus setores e serviços. O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (abre em nova janela), CGCO, é o setor responsável por controlar a disponibilização desses sites, desde a padronização dos layouts até o suporte, sempre preocupado em oferecer esse serviço à comunidade de forma segura, com equipamentos modernos, backups automatizados e constante acompanhamento das novas versões dos programas.
Além disso, segue as recomendações de acessibilidade do Governo Federal, previstas no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, eMag, que consiste em um conjunto de recomendações a ser considerado para que o processo de acessibilidade dos sites do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.
Quais as vantagens e os benefícios da acessibilidade digital?
- Acesso a todos – a implementação da acessibilidade digital democratiza o acesso, garantindo o entendimento e o controle da navegação dos usuários aos conteúdos e serviços do governo, independentemente das suas capacidades físicomotoras e perceptivas, culturais e sociais.
- Inclusão digital e social – o computador e a Internet representam um enorme passo para a inclusão de pessoas, em especial aquelas com deficiência, que podem estudar, trabalhar, fazer compras, pagar contas, compartilhar experiências e conhecimento, sem necessidade de deslocamento.
- Aumenta o acesso ao seu site – páginas acessíveis são mais facilmente indexadas por mecanismos de busca, são compatíveis com uma maior variedade de aplicativos, além de serem mais fáceis e rápidas para navegar, beneficiando, assim, a todas as pessoas, incluindo pessoas idosas, sem habilidade para usar a internet, que utilizam dispositivos móveis, etc.
- Cumprimento à Legislação – a importância da aplicação de acessibilidade em um site também se reflete no cumprimento legal do Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004, que, em seu artigo 47 trata da acessibilidade virtual.
Consulte as demais legislações relativas à acessibilidade e a implementação do eMAG (abre em nova janela).
Ao solicitar a criação de um site com o CGCO, é importante que os responsáveis por seu conteúdo façam o treinamento disponibilizado (abre em nova janela) para que possam compreender o que é recomendado pelo eMag.
O serviço de criação de sites do CGCO foi criado em março de 2008. A equipe realizou um estudo sobre as ferramentas de gerenciamento de conteúdo existentes, em software livre, e que pudessem atender todas as especificações levantadas pelo centro. A ferramenta escolhida foi o WordPress e o CGCO disponibiliza também o treinamento para as operações de manutenção do conteúdo dos sites.
Referência:
Acessibilidade – Governo Digital (abre em nova janela)