1. Início
  2. Documentos
  3. Sites Institucionais
  4. Capacitações Requeridas
  5. Treinamento sobre o Gerenciador de Conteúdo
  6. Criar Páginas

Criar Páginas

Páginas muitas vezes são utilizadas para apresentar informações sobre o seu site, o que é de alguma forma atemporal – informações que são sempre aplicáveis. Você pode usar páginas para organizar e gerenciar qualquer quantidade de conteúdo.

Em geral, as páginas são muito semelhantes a postagens porque que ambas têm títulos e conteúdos, no entanto, têm várias distinções que as tornam bem diferente de postagens.


O que deseja aprender?


O que são

  • Páginas são para conteúdos fixos, como dados sobre o setor, unidade, algum procedimento, etc.
  • As páginas podem ser quebradas em subpáginas para facilitar a leitura.
  • As páginas podem usar diferentes modelos entre si.

O que deseja aprender?

Como não devem ser usadas

  • Páginas não são postagens! Seus textos não aparecem na página principal do seu site.
  • Páginas não podem ser organizadas dentro de categorias e a elas não se pode atribuir Tags. A estrutura organizacional para páginas são apenas inter-relações hierárquicas e não através de Tags ou categorias.
  • Páginas não são arquivos e não geram arquivos!

O que deseja aprender?

Adicionar Páginas

Para criar uma nova página, inicie uma sessão no WordPress. Vá em Painel > Páginas > Adicionar Nova.

Imagem que indica como criar uma nova página
Você será redirecionado para a área de edição. Deve-se definir um título para a página, assim como adicionar o conteúdo que será exibido.
Imagem da área de edição de página

O que deseja aprender?

Editores do WordPress

O WordPress possibilita que o usuário formate o conteúdo de sua página de dois modos: Visual e Texto.

Editor Visual

No modo de edição “Visual”, é possível formatar o conteúdo da página utilizando uma barra de ferramentas que possui algumas opções de formatação simples de texto. Isso possibilita uma edição mais rápida e dinâmica, sem a necessidade da utilização de códigos.
Mova o mouse sobre os botões da barra de ferramentas do editor para visualizar a sua descrição. Se seu editor mostra somente uma linha de botões, clique no último, chamado “Alternar barra de ferramentas” para revelar uma segunda linha com opções de formatação extra.

Imagem da barra de ferramentas do modo de edição Visual com apenas uma linha.
Imagem da barra de ferramentas do modo de edição visual com as duas linhas.

Editor Texto

O modo de edição “Texto” oferece uma possibilidade mais ampla de edição, porém requer conhecimentos em HTML. A barra de ferramentas do modo de edição “Texto” possui alguns atalhos que facilitam a escrita dos códigos.

Imagem da barra de ferramentas do modo de edição de texto, contendo alguns atalhos que ajudam na escrita do código HTML

  • b -Tag HTML para negrito.
  • i – Tag HTML para itálico.
  • link – Tag HTML para link.
  • b-quote – Tag HTML para texto citado.
  • del – <del></del> Tag HTML para texto excluído. Alguns navegadores mostram como riscado.
  • ins – <ins></ins> Tag HTML para texto inserido. Navegadores mostram como sublinhado.
  • img – Insere o endereço de uma imagem.
  • ul – <ul></ul> Tag HTML para lista comum.
  • ol – <ol></ol> Tag HTML para lista numerada.
  • li – <li></li> Tag HTML para cada item de uma lista.
  • code – <code></code> Tag HTML para texto de código. Geralmente usa fonte monoespaçada, como Courier.
  • more – <!–more–> Tag WordPress para quebrar uma postagem mostrando um “teaser” na página inicial, por exemplo.
  • fechar tags – Fecha qualquer tag HTML que estiver aberta, mas lembre-se de que é uma forma automatizada de impedir defeitos no código, o que não descarta a sua verificação.

O que deseja aprender?

 

Para criar um link, primeiro deve-se selecionar o texto desejado e depois, clicar no ícone de uma corrente, denominado “Inserir/editar link”, na barra de ferramentas.
Imagem da barra de ferramentas com a opção de inserir/editar link em destaque
Em seguida, irá abrir uma caixa para inserir o endereço do site (URL) que deseja colocar no link. Cole o endereço e clique no botão “Aplicar”, representado por uma seta. Para mais configurações, clique no botão “Opções do link”, representado por uma engrenagem.

Observação: alguns navegadores foram atualizados e passaram a bloquear downloads de links com o protocolo http, aceitando somente https, por questões de segurança. Portanto, lembre-se de utilizar somente o https no campo da URL.

Imagem da caixa para inserir o URL com a opção de configuração em destaque
Abrirá uma nova caixa, onde deverá aparecer o endereço (URL) do link, o texto do link (que é a parte selecionada previamente) e escolher se “Abrir link em nova aba”. Há também a opção de se fazer o link para algo que já existe no próprio site (páginas, notícias, imagens, etc.), através da lista que aparece. Em seguida, clicar no botão “Adicionar link”.
Imagem da caixa de inserir/editar link

 

É importante que os links abram na guia ou janela atual de navegação, pois os usuários com deficiência visual podem ter dificuldade em identificar que uma nova janela foi aberta. Para isso, a opção “Abrir link em nova aba” deve estar desmarcada.

Imagem da caixa de inserir/editar link com a opção Abrir link em nova aba em destaque

 

Quando é realmente necessária a abertura de um link em nova janela, é recomendado que tal ação seja informada ao usuário no próprio texto do link. Isso permite ao usuário decidir se quer ou não sair da janela ou aba em que se encontra e, caso decida acessar o link, ele saberá que estará em uma nova aba ou janela. Estamos usando como padrão: (abre em nova janela).

Relembre as questões de acessibilidade e siga as instruções de como nomear links.

 

Para colocar cor em um link, é preciso que ele esteja selecionado. Na segunda linha da barra de ferramentas do editor, clique na opção “Cor do texto”, representada pela letra “A”. Logo após, escolha a cor desejada.
Imagem das opções do editor com a opção Cor do texto em destaque

O que deseja aprender?

Copiar e colar textos vindos de outros programas

Para se utilizar a formatação padrão do WordPress utilizado pela UFJF, deve-se seguir os passos abaixo para que o texto não fique desconfigurado na visualização do site. Na segunda linha da barra de ferramentas, clique no ícone “Colar como texto”.

Imagem das opções do editor com a opção Colar como texto em destaque

Feito isso, ao colar um texto que foi copiado de um outro site ou de outro programa, como o Word, a formatação original será ignorada e o texto será inserido com a nossa formatação padrão.

O que deseja aprender?

Publicar

É possível salvar um rascunho da sua página antes de publicá-la. Isso permite que você a edite livremente antes que outras pessoas possam ter acesso a ela. Esse recurso também impede que as alterações sejam perdidas caso algum imprevisto aconteça no meio da sua edição. Para isso, clique em “Salvar como rascunho”.
Imagem da caixa de publicação com o botão Salvar como rascunho em destaque.
O WordPress permite que a sua página seja visualizada em uma janela separada para que você tenha uma noção de como a versão final será exibida. Para isso, basta clicar em “Visualizar”.

Imagem da caixa de publicação com o botão Visualizar em destaque.

 

Ao finalizar a edição de sua página, clique em “Publicar”. Mesmo depois de publicá-la, você ainda pode fazer alterações nela. Nesse caso, o botão “Publicar” será substituído pelo botão “Atualizar”. Basta clicar nele para salvar as alterações.

Duas imagens da caixa de publicação, a primeira com o botão Publicar em destaque, a segunda com o botão Atualizar em destaque.
Após ter sua página publicada, é possível escondê-la, caso deseje fazer mais alterações antes que ela possa ser exibida ao público. Para isso, no recurso “Status”, clique em “Editar” e escolha uma das opções apresentadas: “Revisão pendente” ou “Rascunho”. Logo depois, clique em “OK”.
Duas magens da caixa de publicação com o recurso Status em destaque, antes e depois de o botão Editar ser clicado.
Também é possível alterar a visibilidade de uma página para que só você, pessoas autorizadas ou todos possam vê-la. Para isso, no recurso “Visibilidade”, clique em “Editar” e marque uma das opções apresentadas: “Público”, “Protegida por senha” ou “Privada”. Então, clique em “OK”.

Duas imagens da caixa de publicação com o recurso Visibilidade em destaque, antes e depois de o botão Editar ser clicado.

Por definição, sua página será publicada imediatamente, porém, é possível criar páginas programadas que serão publicadas automaticamente em data e hora escolhidas previamente. Para isso, no recurso “Publicar”, clique em “Editar” e defina a data e a hora que desejar. Clique em “Ok” para aplicar as alterações.

Duas imagens da caixa de publicação com o recurso Publicar em destaque, antes e depois de o botão Editar ser clicado.

 

O que deseja aprender?

Atributos da Página

É possível organizar como suas páginas serão exibidas usando as ferramentas oferecidas em “Atributos da página”. São elas: “Ascendente”, “Modelo” e “Ordem”.

Ascendente (Página mãe)

Permite que você organize suas páginas hierarquicamente. Por exemplo, você pode ter uma página “Tecnologia Assistiva” que possui as páginas “Leitores de Tela”, “Linha Braile”, “Ampliadores de Tela” e “Teclados e Mouses Adaptados” sob ela. Se estamos editando a página “Leitores de Tela”, o atributo “Ascendente” será a página “Tecnologia Assistiva”.

Imagem da caixa atributos da página com o recurso ascendente em destaque

Modelo

Alguns temas dos sites institucionais possuem modelos de páginas e de posts personalizados, com alguns recursos adicionais ou layouts personalizados. Esses modelos estarão disponíveis, de acordo com a categoria do seu site. Você poderá defini-lo na caixa de seleção com o nome “Modelo”.
Imagem da caixa atributos da página com o recurso modelo em destaque
Conheça os modelos disponíveis para cada categoria (abre em nova janela)

Ordem

Este atributo determina a ordem de aparecimento das páginas na visualização do site. Se elas possuírem a mesma numeração, serão ordenadas alfabeticamente, mas você pode escolher sua própria ordem. Uma sugestão é dar um salto maior entre as páginas, para o caso de se querer inserir alguma entre elas futuramente. Por exemplo: a primeira receberia ordem 0 (zero). A próxima seria ordem 5, e assim por diante.

Imagem da caisa atributos da página com o recurso ordem em destaque

O que deseja aprender?

Configurações da Página

Através da caixa “Configurações da página”, é possível definir uma página como apresentação do site. Por padrão, a opção “Não” estará marcada abaixo da pergunta “Está é a apresentação do site?”. A opção “Sim” deverá ser marcada apenas se a página em questão for destinada ao texto de apresentação do seu site.

Imagem da caixa Configurações da Página

O que deseja aprender?

Edição Rápida

Com o recurso “Edição rápida”, é possível realizar algumas alterações apresentadas anteriormente, sem que seja necessário abrir a tela de edição. Para utilizá-la, vá em Painel > Páginas > Todas as páginas.
Imagem do painel principal com a opção todas as páginas em destaque
Depois disso, basta passar o mouse sobre a página que deseja editar e clicar em “Edição rápida”.
Imagem do post desejado na lista de posts com a opção Edição Rápida em destaque.
Feito isso, o painel de edição rápida será aberto, onde alguns campos básicos serão exibidos. Uma vez realizadas as alterações, clique em “Atualizar”. Caso contrário, clique em “Cancelar”.

Imagem do painel de edição rápida

O que deseja aprender?

Excluir página

Para excluir uma página, você pode clicar em “Mover para a lixeira” na caixa “Publicar” ou em “Colocar na lixeira” ao passar o mouse sobre a página que deseja deletar na lista de “Todas as páginas”.

Imagem da caixa Publicar com a opção Mover para a lixeira destacada.

Imagem da opção Colocar na lixeira em destaque.
Após ser movida para lixeira, você ainda pode ter acesso à página, clicando em “Lixo”, após clicar em “Todas as páginas”.
Imagem da lista de páginas com a opção Lixo destacada.
Dentro da lixeira, é possível tanto restaurar sua página como excluí-la permanentemente.
Para restaurá-la, passe o mouse sobre a página deletada e clique em “Restaurar”.
Imagem da página deletada na lixeira com a opção Restaurar em destaque.
Para excluí-la permanentemente, passe o mouse sobre a página deletada e clique em “Excluir permanentemente”.

Imagem da página deletada na lixeira com a opção Excluir permanentemente em destaque.

O que deseja aprender?

Referência
WordPress.org Brasil (abre em nova janela)