A Coordenação de Sustentabilidade foi criada em 2015 com a responsabilidade de gerenciar resíduos sólidos na instituição. Esse gerenciamento se refere a resíduos químicos, resíduos de saúde, lixo comum e materiais recicláveis. Além disso, a equipe gerencia a movimentação de bens móveis entre unidades acadêmicas e administrativas da UFJF e, a manutenção de bens móveis como conserto e estofamento de cadeiras de escritório e carteiras escolares, persianas etc.
Em 2021, ocorreu a integração entre os setores que compõem, atualmente, a Coordenação de Sustentabilidade e Patrimônio. Essa estratégia administrativa conseguiu, a partir da inter-relação das atividades de cada setor, controlar a movimentação e o desfazimento de bens móveis, além otimizar as compras de estoque de materiais de consumo visando o princípio da economicidade nos gastos públicos. Com base nas atividades prévias da Coordenação de Sustentabilidade, é possível mapear e até alterar fluxos, visando práticas sustentáveis tais como, preservação de bens patrimoniais, redução de resíduos sólidos e otimização no dimensionamento das compras de estoque.
Resolução 41/2021 – Aprova alteração na estrutura organizacional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Versão Consolidada – Resolução alterada pela Resolução 07.2023 Consu.
Anexo_Resolução 41.2021 – Organograma da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Versão Consolidada – Anexo alterado pela Resolução 07.2023 Consu.