NORMAS DE SUBMISSÃO PARA MINICURSOS E OFICINAS
1. REGRAS GERAIS
1.1 Somente os(as) inscritos(as) no VIII SEMINTSS podem submeter propostas de minicurso e/ou oficina, que deverão ser ministradas,
exclusivamente, no formato presencial.
1.2. Poderão submeter propostas de minicursos e oficinas: estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais da área e áreas afins, docentes, técnicos(as) administrativos(as), terceirizados(as) e ativistas de movimentos sociais, desde que em consonância com a temática geral do evento.
1.3 Admite-se proposta de minicurso e/ou oficina, redigida em português ou espanhol.
1.4 Cada proposta de minicurso e/ou oficina pode ter no máximo 04 (quatro) autores(as), sendo que todos(as) devem estar inscritos(as) no VIII SEMINTSS.
1.5 Os custos de passagem, hospedagem e alimentação dos proponentes serão de responsabilidade própria.
2. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS
2.1. Serão considerados os seguintes critérios de avaliação, conforme ordem de importância, a seguir:
1) Diversidade temática da proposta, tendo os Grupos de Temáticos de Pesquisa (GTP) da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) como parâmetro;
2) Coerência interna entre os itens de submissão da proposta do minicurso ou oficina;
3) Diversidade de grupos/coletivos e instituições às quais os proponentes e ministrantes são vinculados;
4) Adequação das propostas à disponibilidade de materiais e de espaços físicos da Faculdade de Serviço Social da UFJF para o evento;
5) Currículo dos proponentes;
6) Relevância científica e social.
3. PROCEDIMENTO DE ENVIO
3.1 Cada proposta de minicurso e/ou oficina deverá ser enviada pelo link no Google forms:
ATENÇÃO: para preencher o formulário acima, realizando o upload do arquivos solicitado, o responsável pela submissão do minicurso ou oficina precisa estar conectado em uma conta Google.
Serão necessários os seguintes dados:
- 1) Dados de identificação do(s)/a(s) proponente(s)/a(s): a) Nome; b) Titulação (Mini biografia) e c) Vínculo institucional.
- 2) Informações pedagógicas: a) Título do minicurso e/ou oficina; b) Ementa; c) Objetivos; d) Metodologia; e) Avaliação (se houver); f) Recursos; g) Quantidade de vagas (máximo 30); h) Referências.
- Estes dados deverão constar em documento PDF a ser inserido no formulário.
3.2 Quanto aos recursos didáticos para minicurso e oficina, serão disponibilizados: computador, datashow, acesso à internet, lousa e cadeiras. Caso necessite de outros materiais, estes devem ser solicitados via formulário. Recomenda-se que traga, se for possível, laptop/notebook de sua propriedade, para manuseio.
4. SOBRE AS OFICINAS E MINICURSOS
4.1. As oficinas e minicursos serão realizadas no dia 11 de novembro de 2025, de acordo com a programação do VIII Seminário Internacional da FSS/UFJF e deverão
ter até 3h de duração, entre as 18h e 21h.
4.2. Os conteúdos das oficinas e minicursos são de inteira responsabilidade das/os proponentes.
4.3. A língua oficial do evento é o português. Proponentes de outras nacionalidades poderão desenvolver minicurso ou oficina em português ou espanhol. Todavia o evento não contará com tradução simultânea, excetuando-se tradução de libras para o português, conforme disponibilidade de intérpretes da instituição.
4.4. Todo o material necessário à realização das oficinas e minicursos, além do garantido pela comissão organizadora, deverá ser disponibilizado pela(s)/o(s) proponente(s).
5. CRONOGRAMA:
- 15/08/2025 a 15/09/2025 – Período de submissão de propostas de minicurso e oficina para o VIII SEMINTSS;
- 16/09/2025 a 30/09/2025 – Avaliação das propostas pela Comissão Científica dos Minicursos e Oficinas do VIII SEMINTSS;
- 01/10/2025 – Divulgação das propostas aprovadas;
- 02/10/2025 a 31/10/2025 – Período de inscrição de participantes dos minicursos e oficinas;
- 11/11/2025 – Data de realização dos minicursos e oficinas.
6. DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1. Em caso de dúvidas enviar e-mail para: semintss.ufjf@gmail.com
6.2. Casos omissos serão avaliados pela Comissão Organizadora do VIII SEMINTSS UFJF.