NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS COMPLETOS (Comunicação Oral)
Período para submissão de trabalhos completos: 22 de abril a 30 de junho de 2025.
A submissão dos trabalhos completos deve ser realizada exclusivamente através do formulário Google ⭢ CLICANDO AQUI ⭠ até o dia 30 de junho de 2025 às 23:59 horas.
ATENÇÃO: para preencher o formulário acima, realizando o upload dos arquivos solicitados, o responsável pela submissão do trabalho precisa estar conectado em uma conta Google.
Os trabalhos completos, originais e inéditos, a serem submetidos para apresentação no VIII SEMINTSS serão exclusivamente na modalidade de comunicação oral, divididos por 9 (nove) eixos temáticos, podendo ser enviado em português, inglês ou espanhol.
Cada pesquisador(a) poderá submeter até 02 (dois) trabalhos, podendo ser 01 (um) individual e 01 (um) coletivo, ou 02 (dois) individuais ou 02 (dois) coletivos, na modalidade apresentação oral, desde que em áreas temáticas diferentes. O limite de autorias para um mesmo artigo é até 05 (cinco).
Eixos temáticos:
1) CRISE DO CAPITAL, NEOLIBERALISMO E DEMOCRACIA;
2) POLÍTICAS SOCIAIS, OFENSIVA NEOLIBERAL E DEMOCRACIA;
3) OFENSIVA DO CAPITAL, TRABALHO E REGRESSÃO DE DIREITOS;
4) DIREITOS SOCIAIS E HUMANOS, CIDADANIA E DEMOCRACIA;
5) SERVIÇO SOCIAL, LUTAS SOCIAIS E RESISTÊNCIA;
6) SERVIÇO SOCIAL, DEMOCRACIA E NEOCONSERVADORISMO;
7) RESISTÊNCIAS, LUTAS E MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA;
8) OFENSIVA ANTIGÊNERO, RACISMO, SEXISMO E LUTAS SOCIAIS;
9) SUPREMACIA DO CAPITAL, TERRITÓRIOS URBANO E RURAL E CRISE CLIMÁTICA.
ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O ENVIO DOS TRABALHOS
a) A submissão dos trabalhos deverá ser feita em dois documentos com formatos distintos: um em Word com identificação dos autores e outro em PDF sem identificação através do Google forms.
- Documento com identificação: A primeira página do trabalho deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho em versal (maiúscula) e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em redondo (minúscula), sem negrito, até 15 palavras. Na parte direita, após o título do trabalho, deverá constar o nome dos autores e em nota de rodapé sua identificação (profissão, vínculo institucional e título acadêmico, professor orientador – quando for o caso –, e-mail e a vinculação do trabalho a um eixo temático). RESUMO de até 100 palavras em português, com a indicação de três a cinco palavras-chave, a 5 centímetros da margem esquerda, sem parágrafos e, logo abaixo, sua versão para o inglês (ABSTRACT), com as respectivas palavras-chave (Keywords). Formato: Word. Atenção, o arquivo deve ser nomeado da seguinte maneira: COM AUTORIA – Título abreviado do trabalho.docx (Ex.: COM AUTORIA – Crise do capital.docx)
- Documento sem identificação de autoria: deve seguir as mesmas normas e não pode conter qualquer identificação dos autores. Formato: PDF. Atenção, o arquivo deve ser nomeado da seguinte maneira: SEM AUTORIA – Título abreviado do trabalho.pdf (Ex.: SEM AUTORIA – Crise do capital.pdf)
b) Os trabalhos, de no mínimo 10 e no máximo 12 páginas, devem ser digitados com utilização de editores Word for Windows 6.0 ou 7.0, fonte Arial, corpo 11, espaço um e meio (1,5) entre as linhas do texto, corpo 9 e espaço simples para citações longas, margens direitas, esquerda, superior e inferior 2,5cm;
c) O texto do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO, seguida das demais seções que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, e da CONCLUSÃO, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda;
d) Os títulos das seções primárias deverão ser digitados em versal (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias, apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras em redondo (minúsculas) exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras maiúsculas; os títulos das demais seções deverão ser digitados em redondo (minúsculas) e sem negrito;
e) Um espaço de um e meio (1,5) deverá ser utilizado entre os títulos das seções e o texto subsequente, da mesma forma que entre o texto e um novo título de seção;
f) As tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.), que possam compor os trabalhos, deverão ser restritas ao mínimo indispensável, e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos;
g) Cada tabela deverá ser encimada pela indicação do seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula: Tabela 1 – Título da tabela. Tabela 2 – Título da tabela;
h) Com relação às ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.), abaixo das mesmas, deverá haver indicação do tipo de ilustração, se for o caso de especificar, algarismo arábico correspondente seguidos do título da ilustração. As fotografias deverão ser em preto e branco;
i) As citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de chamada Autor-data, utilizando-se o rodapé com números, apenas para notas explicativas;
j) As REFERÊNCIAS, ao final do trabalho, deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.
ATENÇÃO: Os trabalhos submetidos com o preenchimento incorreto, conforme os itens a seguir, serão desclassificados:
a) identificação do autor no formato inadequado;
b) ausência do resumo/abstract e das palavras-chave e o número de páginas solicitado.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Todos os trabalhos submetidos ao VIII SEMINTSS para apresentação em comunicação oral serão selecionados pela Comissão Científica com base em pareceres
emitidos por pareceristas ad hoc que avaliarão os trabalhos considerando o seu mérito científico, de acordo com os seguintes critérios:
a) pertinência do trabalho em relação ao Eixo Temático proposto;
b) qualidade linguística: clareza e correção na redação;
c) conteúdo: fundamentação teórico-metodológica e contribuição para a produção do conhecimento na área do Serviço Social;
d) forma: obediência às normas especificadas para apresentação dos trabalhos.
Cronograma
22/04/2025 a 30/06/2025 – Envio dos trabalhos.
04 a 15/08/2025 – Divulgação dos trabalhos aprovados no site: https://www2.ufjf.br/seminariointernacionalss/
12/11/2025 – Apresentação de trabalhos na modalidade presencial.
Os trabalhos que forem aprovados e apresentados presencialmente serão publicados nos Anais do evento com ISBN e os(as) autores(as) farão jus aos seus respectivos certificados. O(a) apresentador(a) deverá assinar a Lista de Presença no ato da apresentação.