Atividades do projeto retomaram no último dia 19
A presencialidade e a importância de estar conectada a outras gestantes foi um ponto em comum destacado pelas novas integrantes do projeto contínuo de acolhimento e educação perinatal Luz de Betânia. No dia 19 de setembro, cinco mulheres participaram do encontro, na Faculdade de Enfermagem, marcando o retorno das atividades presenciais após o nascimento dos bebês das participantes anteriores.
“Embora seja uma ação contínua, dessa vez é um encontro diferente, pois todas aqui estão iniciando, normalmente as participantes vêm e vão saindo de acordo com o período da gestação em que se encontram”, destaca a enfermeira da Cossbe e idealizadora do Luz de Betânia, Fernanda Mazzoni. Por isso, neste primeiro encontro, a organização foi diferente: primeiro houve uma dinâmica de apresentação, depois a roda de conversa e a prática de yoga ficou para o final.
Além de Fernanda, a assistente social Sabrina Barra também atua no projeto. “Eu também participei de um grupo de apoio na primeira gestação, então logo que entrei na Cossbe, perguntei à Fernanda se ela gostaria de uma parceira para o projeto”, contou durante sua apresentação na dinâmica.
Parceria entre a Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar (Cossbe/Siass) e o Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da UFJF, os encontros ocorrem quinzenalmente às quintas-feiras, das 9h às 11h30. O projeto visa instrumentalizar e informar aquelas que vivenciam a jornada da gestação, por meio de rodas de conversa e práticas perinatais.
Vale lembrar que se trata de uma iniciativa contínua com inscrições abertas o ano todo. Para participar, basta enviar e-mail para luzdebetania.ufjf@gmail.com.
Para saber mais: