15720–2019 – Ações de saúde ambiental realizadas por enfermeiros da Estratégia Saúde da Família

Environmental health actions performed by nurses of the Family Health Strategy

Autores:

• Marcelo Melo Silva
    Enfermeiro pela Faculdade de enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
  • Teila Ceolin
    Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Docente da Faculdade de Enfermagem da UFPel.
  • Marjoriê da Costa Mendieta
    Enfermeira. Doutaranda do Programa de Pós-Gradação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). <marjoriemendieta@gmail.com>.
  • Manuelle Arias
    Piriz Enfermeira. Doutaranda do Programa de Pós-Gradação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Resumo:

Objetivo: conhecer as ações de saúde ambiental realizadas por enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família de Pelotas/Rio Grande do Sul. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada em Pelotas/Rio Grande do Sul, com cinco enfermeiros da Estratégia Saúde da Família rural e urbana, em 2013. Os dados foram analisados pela proposta temática. Resultados: apenas um dos participantes referiu que a temática saúde ambiental foi abordada na graduação. Todos os entrevistados reconheceram que o ambiente está diretamente ligado ao processo saúde-doença, identificaram diversos problemas ambientais em seus territórios e relataram realizar várias ações ambientais para minimizar os danos à saúde da população. Considerações finais: considera-se importante que os enfermeiros trabalhem questões ambientais em seu cotidiano e atuem em conjunto com a população para minimizá-los.

PALAVRAS-CHAVE: Saúde Ambiental. Enfermeiros. Atenção Primária Ambiental. Atenção Primária à Saúde.

Abstract

Objective: to understand the environmental health actions performed by nurses who act in the Family Health Strategy in Pelotas, Rio Grande do Sul. Methods: it is a qualitative research, carried on in Pelotas, Rio Grande do Sul, with five nurses who       worked in the Family Health Strategy, in the countryside and in the urban area, in 2013. Data was analyzed by the thematic proposal. Results: only one participant reported that the thematic “environmental health” was approached during the graduation. All of the interviewed people acknowledged that the environment is directly connected to the health-disease process, identified several environment problems in their territories and reported that they execute diverse environmental actions to minimize the damage that can affect the population’s health. Final Considerations: nurses must work on environmental issues in their daily activities      and act with the population to minimize possible hazards.

KEYWORDS: Quality of life. Infant premature. Infant, very low birth weight. Infant, extremely low birth weight.