Fechar menu lateral

Método de diagnóstico desenvolvido por parceria – UFJF, Embrapa e Fhemig – foi destaque no Dia Mundial da Tuberculose pela Royal Society of Tropical Medicine and Hygene (RSTMH)

Um novo método de detecção da tuberculose (TB) foi desenvolvido em parceria entre a UFJF, Embrapa e Fhemig, teve patente requerida (BR 10 2019 010384 1), e foi posteriormente publicado (https://doi.org/10.1093/trstmh/trab162) pela Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine & Hygiene (RSTMH). Este método foi escolhido juntamente com outros três trabalhos publicados pela RSTMH para ser apresentado em Webinar da Inglaterra por esta renomada entidade no dia 21/03, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (https://www.rstmh.org/events/online-event-world-tb-day-highlights-from-the-rstmh-journals%E2%80%99?utm_campaign=egl_movimento_-_01042024&utm_medium=email&utm_source=RD+Station).

 

Trata-se de um método rápido, simples e barato modificado do cultivo convencional para diagnóstico de TB, que permite a semeadura em Löwenstein-Jensen de qualquer amostra pulmonar embebida em swab após ser descontaminada com hidróxido de sódio. Isto foi conseguido com a introdução de uma etapa de neutralização entre as etapas de descontaminação e semeadura. Como outro diferencial, este método pode ser empregado em laboratórios de pequena infraestrutura de cidades pequenas e até mesmo do meio rural.

 

Os estudos foram desenvolvidos durante o doutoramento do farmacêutico-bioquímico Ronaldo Rodrigues da Costa, no Programa de Pós-graduação em Saúde da UFJF, orientado pela professora Isabel Leite, e coorientado por Marcio Roberto Silva, pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

 

A tecnologia está classificada pela Embrapa como TRL 4 (fase de prova de conceito) e está sendo testada nos laboratórios macrorregionais de Minas Gerais, sob liderança da UFJF e com apoio da Funed, com recursos da Fapemig, para ser validado também para o diagnóstico de TB extrapulmonar, TB zoonótica por Mycobacterium bovis, e para o diagnóstico de micobacterioses não tuberculosas.