Fechar menu lateral

Novo método de análise de qualidade de vida de pessoas que vivem com HIV é publicado no periódico AIDS and Behavior

Novo método de análise de qualidade de vida de pessoas que vivem com HIV é publicado no periódico AIDS and Behavior

Os professores do programa Marcio Roberto e Isabel, os alunos Joseane de Lima Bento, Marina de Aguiar Oliveira e Romário Fochat, com a colaboração do professor Geraldo M. C. Pereira, do Departamento de Estatística da UFLA, publicaram o artigo “Cluster Based Multinomial Logistic Regression Model for Health Related Quality of Life Among People Living with HIV in Brazil [Modelo de regressão logística multinomial baseado em cluster para qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) entre pessoas que vivem com HIV (PVHIV) no Brasil]”, no renomado periódico AIDS and Behavior (@AIDSandBehavior), parte da @SpringerNature.

Trata-se do desdobramento da dissertação da aluna Joseane, sendo a primeira vez que uma medida resumo da QVRS de PVHIV foi baseada na análise de cluster não hierárquica aplicada às pontuações gerais e aos seis domínios do WHOQOL HIV BREF, a qual os autores julgaram ser mais simples de ser interpretada, além de ser mais multidimensional que a QVRS geral tradicional, que se baseia em apenas duas perguntas do referido questionário. Esta medida resumo foi usada como desfecho de um modelo multivariado de  fatores associados à QVRS entre PVHIV atendidas no SAE Juiz de Fora, possibilitando um dos mais robustos de variáveis explicativas sindêmicas até então publicados.

Embora seja necessária investigação adicional, recomendamos nessa publicação que tanto a OMS como a UNAIDS avaliem os possíveis benefícios da simplificação da interpretação que o presente estudo propôs. Acreditamos que tal simplificação pode facilitar as recomendações da própria OMS e UNAIDS de disseminar na prática clínica e nos serviços de saúde pública instrumentos de QVRS como rotina, e também o seu uso em modelos ajustados mais robustos, para facilitar uma compreensão mais detalhada dos fatores sindêmicos associados à QVRS de PVVIH. O artigo completo pode ser acessado e divulgado usando o link  https://rdcu.be/dtsmN .