Seminário: A Integração Acadêmica com a América Latina

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFJF convida para o seminário: A INTEGRAÇÃO ACADÊMICA COM A AMÉRICA LATINA, que será ministrado pela Prof. Doutora Laura Tavares Soares, às 14 horas do dia 24 de setembro de 2018 – Anfiteatro do NATES.

Neste seminário pretende-se discutir possibilidades de internacionalização com países da América Latina em diversas áreas do conhecimento.

A INTEGRAÇÃO ACADÊMICA COM A AMÉRICA LATINA

Na última década e meia o Brasil estabeleceu um novo patamar de relações com países da América Latina.  Cabe à Universidade brasileira contribuir com esse esforço, diversificando suas relações internacionais – tradicionalmente com os países do Norte – com Centros Acadêmicos latinoamericanos.

As propostas a serem apresentadas, a princípio, seriam: criar uma Área de Estudos Comparados Latino-americanos na UFJF que contemple Projetos de Ensino e Pesquisa – em parceria com outras Universidades da América Latina; intercâmbio docente e estudantil; participação em Congressos, Seminários e outros eventos em países latino-americanos; e participação em Redes Latino-americanas orientadas a difundir o acesso ao conhecimento produzido nas Universidades e outros Centros de Pesquisa, bem como  difundir a produção acadêmica dos pesquisadores.

Inicialmente, a proposta é participar da Rede CLACSO (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais) que já possui inúmeros Grupos de Trabalho em diversas áreas do conhecimento que permitem o intercâmbio e o trabalho transdisciplinar. Um desses Grupos é o de Saúde e Estudos Sociais, do qual podem participar professores, alunos e pesquisadores ligados ao estudo social da Saúde Coletiva na América Latina.