Fechar menu lateral

Simpósio 30 anos do SUS: O que deu e o que não deu certo

A Fundação Estatal Saúde da Família com o apoio da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da SUS 30Bahia e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, realizarão o Simpósio 30 anos do SUS: O que deu e o que não deu certo.

O encontro tem como objetivo debater a trajetória do Sistema Único de Saúde no Brasil. O evento contará com palestra proferida pelo ex-Ministro da Saúde, Dr. José Gomes Temporão, seguida da mesa de debates com o professor de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia Dr. Jairnilson Paim e o Promotor de Justiça membro do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde – CESAU, do Ministério Público da Bahia, Dr. Rogério Luiz de Queiroz.

O Simpósio será realizado no dia 30 de novembro de 2017, às 15 horas, com a participação de atores estratégicos do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Secretários Municipais de Saúde, comunidade acadêmica e trabalhadores do SUS, com a perspectiva de participação de 250 pessoas.

Em eventos anteriores, Temporão, tem apresentado questões polemicas como a aprovação da PEC 55, que inclui teto para financiamento de políticas públicas, incluindo o setor saúde, o incentivo para criação dos planos de saúde “populares” pelo atual Ministério da Saúde, e a “crônica falta de dinheiro” no SUS.

A comemoração dos 30 anos do Sistema Único de Saúde ocorre em um momento em que a política está em pauta no país. Para Temporão, o SUS tem cumprido um papel central na qualificação da democracia brasileira. Ainda segundo o Ex-Ministro “Qualquer alteração constitucional ao direito à saúde, que possa vir a ser implementada pelo governo interino, constitui-se num desrespeito ao processo civilizatório que representa o SUS em nossa sociedade, jogando o Brasil em um nível de barbárie disfarçada de modernidade”.

Na ocasião haverá, o lançamento, pelo Instituto de Saúde Coletiva, da 41ª edição, da Revista Saúde em Debate, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, além do lançamento de outras publicações. O evento é aberto ao público, não é necessário fazer inscrições. Informações: (71) 3417-3503 | ascom@fesfsus.ba.gov.br