Fechar menu lateral

Entrevista motivacional no cuidado da saúde: uma abordagem para ajudar seus pacientes odontológicos a adquirirem hábitos mais saudáveis

No dia 31 de agosto o NATES junto com a Pós Graduação em Saúde Coletiva e Departamento de Saúde Bucal da Prefeitura de Juiz de Fora promoveram o evento vinculado à Pro Reitoria de Extensão IMG-20170831-WA0008intitulado Entrevista motivacional no cuidado da saúde: uma abordagem para ajudar seus pacientes odontológicos a adquirirem hábitos mais  saudáveis. Foi coordenado pela Profa. Isabel Leite e conduzido pela pos doutoranda em Saúde Coletiva Erica Cruvinel como parte de suas atividades do estágio pos doutoral. Essa proposta foi destinada à capacitação de cirurgiões-dentistas da Atenção Primária do município de Juiz de Fora- MG, com o objetivo de aquisição de conhecimentos essenciais para utilização da Entrevista Motivacional em abordagens de redução do consumo de álcool, cessação tabágica e na adoção de comportamentos que ajudem a melhorar a saúde bucal de uma forma geral.

 Um dos importantes desafios que a profissão odontológica enfrenta é a capacitação dos dentistas da atenção primária para utilização de abordagens mais efetivas no aconselhamento de pacientes para incorporação de hábitos mais saudáveis no seu dia a dia. A maioria das doenças que hoje fazem as pessoas consultar com profissionais de saúde podem ser prevenidas ou remediada por meio de mudanças no comportamento em relação à saúde.

IMG-20170831-WA0009O consumo de álcool e tabaco, por exemplo, são as substâncias psicoativas mais consumidas mundialmente e tem associação direta com diversas morbidades associadas à saúde bucal. Muitos pacientes que acessam os serviços da atenção primária à saúde para acompanhamento odontológico, podem se beneficiar de intervenções breves que objetivam a melhora de sua qualidade de vida, incluindo adesão ao tratamento, higienização bucal e mudanças em relação ao abuso de substâncias. A Entrevista Motivacional (EM) foi descrita inicialmente em 1983 e é uma abordagem amplamente utilizada para mudança de comportamentos. É definida como uma abordagem colaborativa, centrada na pessoa e com o objetivo de eliciar e fortalecer a motivação com a mudança.

Os princípios da EM incluem um estilo empático, a evitação da argumentação, o manejo da resistência e aumento da percepção de autoeficácia para mudanças. Esses princípios são abarcados pela utilização de métodos de  comunicação, tais como perguntas abertas, a escuta reflexiva e afirmativas, utilizados intencionalmente para eliciar e valorizar as afirmações automotivacionais e aumentar a conscientização da discrepância entre o comportamento atual e a mudança esperada. O evento foi dividido em duas turmas e utilizou  uma metodologia de exposição teórica, adotando recursos didáticos que favoreçam o aprendizado, como por exemplo discussão de casos. Essa capacitação foi realizada no Anfiteatro do setor de Vigilância à Saúde do SUS/Juiz de Fora, no dia 31/08/17 de 8:00-10:30 (primeira turma) e 14:00-16:30 (segunda turma). Ao todo, foram capacitados 65 profissionais.