TRABALHO, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

Plano de Ensino

Disciplina: 213043 – TRABALHO, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

Departamento: DEPTO DE HISTORIA /ICH

Ementa A disciplina tem por objetivo avaliar as conexões entre o processo de expansão da cidadania no Ocidente e as formas diversas de desenvolvimento das modernas políticas de proteção social, considerando diferentes figurações e alianças, envolvendo três atores fundamentais: o Estado, os trabalhadores organizados e o empresariado. Num primeiro momento discute-se a noção de cidadania e suas conexões com a expansão das políticas sociais modernas, com um ligeiro inventário das formulações mais importantes sobre a origem destas últimas. Em seguida, são avaliados, de forma comparativa, alguns casos exemplares.
Conteúdo
Bibliografia BENDIX, R. Construção Nacional e Cidadania, São Paulo, EDUSP, 1996.
DAHL, R. La Poliarquia, Madrid, Editorial Tecnos, 1989.
DRAIBE, S. e HENRIQUES, W., Welfare State, Crise e Gestão da Crise: Um Balanço da Literatura Internacional in Revista Brasileira de Ciências Sociais, 1988, Vol. 3, n. 6.
ELIAS, N., O Processo Civilizador, Rio de Janeiro, Zahar, 1993, Vol. II
ESPING-ANDERSEN, G. O Futuro do Welfare State na nova ordem mundial, in Lua Nova, n. 35, 1995.
ESPING-ANDERSEN, G. The Three Worlds of Welfare Capitalism, New Jersey, Princeton University Press, 1990
GOUREVITCH, P. Politics in Hard Times, Cornell University Press, 1986.
HALL, J. Powers and Liberties – The Causes and the consequences of the Rise of the West, University of California Press, 1985.
KELLY, G. A. Who needs a Theory of a Citizenship ?, Daedalus / Proceedings of the American Academy of Arts and Sciences, Vol 108, n0 4, 1979.
MARSHALL, T.H. Cidadania, Classe Social e Status, Rio de Janeiro, Zahar, 1967.
PIERSON, P. Dismantling The Welfare State?, Cambridge University Press, 1994.
POLANYI, K. A Grande Transformação, Rio de Janeiro, Campus, 1980.
PRZEWORSKI, A. Capitalismo e Social Democracia. São Paulo, Companhia das Letras, 1989.
RAWLS, J. Teoria da Justiça, Brasília, Editora da UNB, 1988.
RIMLINGER, G.V. Welfare Policy and Industrialization in Europe, America and Russia, New York, John Wiley and Sons, 1977.
RINGEN, S The Possibility of Politics: A Study in the Political Economy of the Welfare State, Oxford, Clarendon Press, 1987.
RIPLEY, R. Public Politicies and their Politicies, W.W. Norton and Company Inc., New York, 1966.
RUESCHEMEYER, D., STEPHENS, E. H. & STEPHENS, J. Capitalist Development and Democracy . Chicago, University of Chicago Press, 1992.
SKOCPOL, T. e AMENTA, E. States and Social Policies, Annual Review of Sociology, Vol. 12, 1986.
SWAAN, A. In Care of the State, Cambridge, Polity Press, 1988.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar