Disciplina: 3010028 – HISTÓRIA E CULTURA VISUAL II
Créditos: 4
Departamento: DEPTO DE HISTORIA /ICH
Ementa | A disciplina tem por objetivo refletir sobre a produção de sentidos das imagens circulantes e as formas como são apropriadas e resignificadas na vida social ao longo do tempo. Análise do papel desempenhado pelas tecnologias de produção da imagem na sua circulação, enfatizando a historicidade dos regimes visuais e o papel dos sujeitos sociais como mediadores da produção cultural. Estabelecer relações entre as imagens visuais e textos de caráter verbal e não verbal, a partir do princípio de intertextualidade.. |
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Bibliografia | AMÂNCIO, Tunico. Artes e manhas da Embrafilme.Niterói, EDUFF, 2000. ARASSE, Daniel. Histoires de peintures. Paris: Gallimard, 2004. ARASSE, Daniel. On n’y voit rien. Paris: Denoél, 2000. AVELLAR, José Carlos. Imagem e som, imagem e ação, imaginação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982. BAKHTIN, MIKHAIL. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo-Brasília, HUCITEC: Edunb, 1993. BARNARD, Macolm. Approaches to understanding visual culture. New York: Palgrave, 2001. BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção. A explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo, Brasiliense, 1985. BERNARDET, Jean-Claude. Filmografia do cinema brasileiro, 1900-1935. Jornal O Estado de S. Paulo. São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, 1979. BURKE, Peter. A Fabricação do Rei. A Construção da Imagem Pública de Luís XIV. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed.,1994. CHARNEY, Leo e SCHWARTZ, Vanessa (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa, Difel, 1990. COSTA, Cláudio da. Cinema brasileiro (anos 60-70) – Dissimetria, oscilação e simulacro. Rio de Janeiro, 7Letras, 2000. DEBREY, Régis. Vida e Morte da Imagem: uma história do olhar no Ocidente. Petrópolis, Vozes, 1993. DIKOVITSKAYA, Margaret. Visual culture: the study of the visual after the cultural turn. Cambridge, Ms./London: The MIT Press, 2005. DURAND, Gilbert. A Imaginação Simbólica. Lisboa: Edições 70, 2000. DURAND, Gilbert. O Imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Trad. Renée Eve Levié. 2 ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2001 |
Bibliografia (continuação) | ECO, Umberto. (org). História da feiura. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2007. ECO, Umberto. Tratado Geral de Semiótica. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2000. FERREIRA, Jairo. Cinema de invenção. São Paulo, Max Limonad/Embrafilme. São Paulo: Limiar, 2000. FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1993. GEERTZ. Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978 GERBER, Raquel. O cinema brasileiro e o processo político e cultural (de 1950 a 1978). Rio de Janeiro, Embrafilme, 1982. GINZBURG, C. Mito, Emblemas e Sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. GINZBURG, C. O fio e os rastros. Verdadeiro, falso fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. GINZBURG, C. Relações de força; história, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. GINZBURG, C. Olhos de Madeira; nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. Trad. Rosa Freire d´Aguiar. São Paulo: Cia das Letras, 2001. HUNT, Lynn. História, Cultura e Texto. In: Lynn Hunt. A Nova História Cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992. HUNT, Lynn. A Nova História Cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992. JENKS, Chris (ed.) Visual culture. London/New York: Routledge, 1995. JOHNSON, Randal. The film industry in Brazil: culture and state. Pittsburgh, University of Pittsburgh Press, 1987. LARAIA, Roque de Barros. Cultura. Um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1998. MELO, Victor Andrade de, PERES, Fabio de Faria. O esporte vai ao cinema. Rio de Janeiro: Editora Senac, 2005. MIRANDA, Luiz Felipe. Dicionário de cineastas brasileiros. São Paulo, Art Editora / Secretaria de Estado da Cultura, 1990. MIRZOEFF, Nicholas. An introduction to visual culture. London/New York: Routledge, 1999. NAGIB, Lúcia. O cinema da retomada. São Paulo: Editora 34, 2002. |
Bibliografia complementar | PARANAGUÁ, Paulo Antônio. Le cinéma en Amérique Latine: le miroir éclaté. Paris, L’Harmattan, 2000 RIOUX, Jean-Pierre & SIRINELLI, Jean-François. Para Uma História Cultural. Lisboa: Editorial Estampa, 1998. ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosac & Naif, 2004. SAHLINS, M. Ilhas de História. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1990 SANTI, de Luiz Otávio. Uma voz no cinema. São Paulo, Cone Sul, 2001. SIMIS, Anita. Estado e cinema no Brasil. São Paulo, Annablume/Fapesp, 1996. SIMÕES, Inimá. Roteiro da intolerância: a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo, Senac, 1999. STURKEN, Marita e CARTWRIGHT, Lisa. Practices of looking: an introduction to visual culture. Oxford/New York: Oxford University Press, 2001 THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna. Petrópolis: Vozes, 1995. TODOROV, Tzvetan. Teorias do Símbolo. Lisboa. Edições 70, s/d. TOLENTINO, C. A. F. O rural no cinema brasileiro. São Paulo: UNESP, 2000. VOVELLE, Michel. Ideologias e Mentalidades. Trad. Maria Julia Cottvasser. São Paulo: Brasiliense, 1991. VOVELLE, Michel. Imagens e Imaginário na História. São Paulo, ed. Ática, 1997. WALKER, John A. e CHAPLIN, Sarah. Visual culture: an introduction. Manchester/New York: Manchester University Press, 1997. |