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HISTÓRIA E CULTURA VISUAL

Plano de Ensino

Disciplina: 213039 – HISTÓRIA E CULTURA VISUAL

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE HISTORIA /ICH

Ementa A disciplina tem por objetivo refletir sobre a produção de sentidos das imagens circulantes e as formas como são apropriadas e resignificadas na vida social ao longo do tempo. Análise do papel desempenhado pelas tecnologias de produção da imagem na sua circulação, enfatizando a historicidade dos regimes visuais e o papel dos sujeitos sociais como mediadores da produção cultural. Estabelecer relações entre as imagens visuais e textos de caráter verbal e não verbal, a partir do princípio de intertextualidade.
Conteúdo
Bibliografia AVELLAR, José Carlos. Imagem e som, imagem e ação, imaginação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982.
BAKHTIN, M. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo-Brasília, HUCITEC: Edunb, 1993.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo, Brasiliense, 1985.
COSTA, Cláudio da. Cinema brasileiro (anos 60-70) – Dissimetria, oscilação e simulacro. Rio de Janeiro, 7Letras, 2000.
SANTI, de Luiz Otávio. Uma voz no cinema. São Paulo, Cone Sul, 2001.
AMÂNCIO, Tunico. Artes e manhas da Embrafilme.Niterói, EDUFF, 2000.
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SIMIS, Anita. Estado e cinema no Brasil. São Paulo, Annablume/Fapesp, 1996.
SIMÕES, Inimá. Roteiro da intolerância: a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo, Senac, 1999.
BERNARDET, Jean-Claude. Filmografia do cinema brasileiro, 1900-1935. Jornal O Estado de S. Paulo. São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, 1979.
GERBER, Raquel. O cinema brasileiro e o processo político e cultural (de 1950 a 1978). Rio de Janeiro, Embrafilme, 1982.
MIRANDA, Luiz Felipe. Dicionário de cineastas brasileiros. São Paulo, Art Editora / Secretaria de Estado da Cultura, 1990.
BURKE, Peter. A Fabricação do Rei. A Construção da Imagem Pública de Luís XIV. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed.,1994.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa, Difel, 1990.
DEBREY, Régis. Vida e Morte da Imagem: uma história do olhar no Ocidente. Petrópolis, Vozes, 1993.
DURAND, Gilbert. A Imaginação Simbólica. Lisboa: Edições 70, 2000.
DURAND, Gilbert. O Imaginário ¿ ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Trad. Renée Eve Levié. 2 ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2001.
ECO, Umberto. Tratado Geral de Semiótica. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2000.
FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1993.
GEERTZ. Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
GINZBURG, C. Mito, Emblemas e Sinais.. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. Trad. Rosa Freire d´Aguiar. São Paulo: Cia das Letras, 2001.
HUNT, Lynn. A Nova História Cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
RIOUX, Jean-Pierre & SIRINELLI, Jean-François. Para Uma História Cultural. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.
TODOROV, Tzvetan. Teorias do Símbolo. Lisboa. Edições 70, s/d.
VOVELLE, Michel. Ideologias e Mentalidades. Trad. Maria Julia Cottvasser. São Paulo: Brasiliense, 1991.
VOVELLE, Michel. Imagens e Imaginário na História. São Paulo, ed. Ática, 1997.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar