Disciplina: 213039 – HISTÓRIA E CULTURA VISUAL
Créditos: 4
Departamento: DEPTO DE HISTORIA /ICH
Ementa | A disciplina tem por objetivo refletir sobre a produção de sentidos das imagens circulantes e as formas como são apropriadas e resignificadas na vida social ao longo do tempo. Análise do papel desempenhado pelas tecnologias de produção da imagem na sua circulação, enfatizando a historicidade dos regimes visuais e o papel dos sujeitos sociais como mediadores da produção cultural. Estabelecer relações entre as imagens visuais e textos de caráter verbal e não verbal, a partir do princípio de intertextualidade. |
Conteúdo | ‘ |
Bibliografia | AVELLAR, José Carlos. Imagem e som, imagem e ação, imaginação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982. BAKHTIN, M. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo-Brasília, HUCITEC: Edunb, 1993. BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo, Brasiliense, 1985. COSTA, Cláudio da. Cinema brasileiro (anos 60-70) – Dissimetria, oscilação e simulacro. Rio de Janeiro, 7Letras, 2000. SANTI, de Luiz Otávio. Uma voz no cinema. São Paulo, Cone Sul, 2001. AMÂNCIO, Tunico. Artes e manhas da Embrafilme.Niterói, EDUFF, 2000. JOHNSON, Randal. The film industry in Brazil: culture and state. Pittsburgh, University of Pittsburgh Press, 1987. SIMIS, Anita. Estado e cinema no Brasil. São Paulo, Annablume/Fapesp, 1996. SIMÕES, Inimá. Roteiro da intolerância: a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo, Senac, 1999. BERNARDET, Jean-Claude. Filmografia do cinema brasileiro, 1900-1935. Jornal O Estado de S. Paulo. São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, 1979. GERBER, Raquel. O cinema brasileiro e o processo político e cultural (de 1950 a 1978). Rio de Janeiro, Embrafilme, 1982. MIRANDA, Luiz Felipe. Dicionário de cineastas brasileiros. São Paulo, Art Editora / Secretaria de Estado da Cultura, 1990. BURKE, Peter. A Fabricação do Rei. A Construção da Imagem Pública de Luís XIV. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed.,1994. CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa, Difel, 1990. DEBREY, Régis. Vida e Morte da Imagem: uma história do olhar no Ocidente. Petrópolis, Vozes, 1993. DURAND, Gilbert. A Imaginação Simbólica. Lisboa: Edições 70, 2000. DURAND, Gilbert. O Imaginário ¿ ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Trad. Renée Eve Levié. 2 ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2001. ECO, Umberto. Tratado Geral de Semiótica. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2000. FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1993. GEERTZ. Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. GINZBURG, C. Mito, Emblemas e Sinais.. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. Trad. Rosa Freire d´Aguiar. São Paulo: Cia das Letras, 2001. HUNT, Lynn. A Nova História Cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992. RIOUX, Jean-Pierre & SIRINELLI, Jean-François. Para Uma História Cultural. Lisboa: Editorial Estampa, 1998. TODOROV, Tzvetan. Teorias do Símbolo. Lisboa. Edições 70, s/d. VOVELLE, Michel. Ideologias e Mentalidades. Trad. Maria Julia Cottvasser. São Paulo: Brasiliense, 1991. VOVELLE, Michel. Imagens e Imaginário na História. São Paulo, ed. Ática, 1997. |
Bibliografia (continuação) | ‘ |
Bibliografia complementar | ‘ |