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HISTÓRIA, CULTURA E PODER II

Plano de Ensino

Disciplina: 3010043 – HISTÓRIA, CULTURA E PODER II

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE HISTORIA /ICH

Ementa Esta disciplina tem por objetivo discutir as principais questões teórico-metodológicas que envolvem a área de concentração do Programa. A partir de variadas abordagens possíveis, proporá aos alunos uma reflexão acerca das variadas possibilidades de se trabalhar com os objetos relacionados às relações de poder e às práticas e representações culturais.
Conteúdo
Bibliografia BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2001. BOURDIEU, Pierre. O Poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
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BURCKHARDT, Jacob. Reflexões sobre a História. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1961.
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CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994. CHARTIER, Roger. A história cultural. Lisboa: Difel, 1990.
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette. São Paulo: Cia das Letras, 1990. DAVIS, Natalie Zemon. Nas margens. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1980.
GEERTZ, Clifford. Nova Luz sobre a Antropologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
GEERTZ, Clifford. As interpretações das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
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LA CAPRA, Dominick. History & Criticism. Ithaca-London: Cornell University Press, 1985.
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MOMIGLIANO, Arnaldo. Ensayos de historiografía antigua y moderna. México: FCE, 1993.
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SAHLINS, M. Ilhas da História. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
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SCHORSKE, C. Pensando com a História. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
WARBURG, Aby. La rinascita del paganesimo antico. Firenze: La Nuova Italia Editrice, 1996.
WHITE, Hayden. Meta-História. São Paulo: Edusp, 1992.
WIND, Edgar. La elocuencia de los simbolos. Madrid: Alianza, 1993.
BARTH, Fredrik. Process and form in social life. Londres: Routlege & Kegan Paul, 1981.
BENDIX, R. Construção Nacional e Cidadania. São Paulo: EDUSP, 1996.
BRAUDEL, Fernand. Os jogos das trocas. Civilização material, economia e capitalismo, séculos XV-XVIII. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
CERRUTI, Simona. Processo e experiência: indivíduos, grupos e identidades em Turim no século XVII. In: REVEL, Jacques. Jogos de Escalas. A experiência da microanálise. RJ: FGV, 1998.
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Bibliografia (continuação) HABERMAS, J. Teoria de la acción comunicativa. Madrid: Taurus, 1987.
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KRANTZ, Frederick (org). A outra história: ideologia e protesto popular nos séculos XVII a XIX.Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
LEVI, Giovanni. A herança imaterial: trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: Sociologia e Antropologia, vol.II. São Paulo: EPU/Edusp, 1974.
POLANYI, Karl. A grande transformação. Rio de Janeiro: Campus, 1980.
POLANYI, Karl. Economie primitive, arcaihe e moderne. Turim: Einaudi, 1980.
RUESCHEMEYER, D., STEPHENS, E. H. & STEPHENS, J. Capitalist Development and Democracy. Chicago: University of Chicago Press, 1992. REVEL, Jacques. Jogos de Escalas. A experiência da microanálise. RJ: FGV, 1998.
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THOMPSON, Edward P. Formação da classe operária inglesa, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, volumes 1 a 3.
Bibliografia complementar