Fechar menu lateral

Mateus Rezende de Andrade

E-mail: mateus.rezende@gmail.com

Academia | Lattes | ORCID

Professor do Departamento de História e da Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisador do Laboratório de História Econômica e Social (LAHES/UFJF). Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi pesquisador associado em estágio de pós-doutorado no Department of History, College of Arts, University of Guelph, Canadá. Atuou como historiador da Gerência de Patrimônio Imaterial e da Diretoria de Proteção e Memória do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. No Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, foi professor na área de Patrimônio e Arquivos Históricos em Minas Gerais. É líder do “Núcleo de pesquisa em Economia, História e Geografia da Zona da Mata mineira”, pesquisador dos grupos “Grupo de Ensino e Pesquisas Americanistas” e “Escravismo Atlântico: família, riqueza e cultura”. Pesquisador com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia histórica; economia e população; demografia histórica; história da família; sociedades escravistas; análise de redes sociais; mobilidade social; hierarquias e desigualdades; geografia histórica; história do espaço.

 

Produções bibliográficas selecionadas

  • Do lugar ao território: uma análise da formação histórica dos vales do Rio Piranga e Xopotó (Minas Gerais, 1694-1800). Diálogos (On-line), v. 21, p. 178-193, 2017.
  • A Dona enjeitada: abandono de crianças, mobilidade e hierarquias sociais (Minas Gerais, Século XIX). Ponta de Lança (UFS), v. 12, p. 43-68, 2018.
  • Africanos libertos: estruturas domiciliares e redes de sociabilidades (Minas Gerais, Século XIX). In: SANTOS, Vanicleia Silva; SYMANSKI, Luis Claudio Pereira; HOLL, Augustin. (Org.). Arqueologia e História da cultura material na África e na diáspora africana. Curitiba: Brazil Publishing, 2019, p. 395-426.
  • Compadrio, mobilidade social e redes sociais: a trajetória de uma família entre a escravidão e a liberdade (Minas Gerais, 1797-1828). Estudos Históricos, v. 32, p. 33-52, 2019.
  • Familia, compadrazgo y alianzas políticas: las redes sociales de la elite regional, Minas Gerais-Brasil, 1782-1849. Historelo – Revista De Historia Regional Y Local, v. 14, p. 123-160, 2022.