Fechar menu lateral

Linhas de Pesquisa

LINHAS ATUAIS

Válidas a partir do processo seletivo de 2020

Dinâmicas sócioambientais

São investigados temas que dizem respeito à relação entre sociedade e ambiente. Os temas tratados se relacionam à problemática ambiental considerando a complexidade e a conflitualidade dos problemas socioambientais, e a emergência da abordagem dos riscos e vulnerabilidades socioambientais, propondo-se o enfoque integrado da geografia física e da geografia humana, tanto na investigação de processos que influenciam as paisagens terrestres em sua formação, evolução e perspectivas futuras, quanto na investigação de transformações na sociedade resultantes da interação desta com o seu meio ambiente. Estão inseridas, nesta linha, as pesquisas referentes à análise, ao planejamento e à educação ambiental. A linha está empenhada no desenvolvimento de instrumentos de gestão, avaliação, monitoramento e planejamento ambiental, apropriados à diversidade existente na realidade brasileira. São também objeto de estudo as relações entre sociedade, natureza, sustentabilidade, desenvolvimento econômico, educação, trabalho e tecnologia.

Dinâmicas sócioespaciais

São investigadas relações entre a sociedade e o espaço geográfico focalizando a organização e a produção do espaço. São abordadas questões relacionadas às formas e apropriação do espaço na cidade; às dinâmicas recentes da urbanização; às relações e conflitos entre os sujeitos diversos que produzem o espaço; às configurações da rede urbana e regional; aos impactos e conflitos socioambientais do modelo de desenvolvimento econômico-mineral; às territorialidades urbanas, campesinas, juvenis e afrobrasileiras; ao desenvolvimento e modernização do setor agrícola; às dinâmicas culturais e turísticas nas paisagens; às festas populares, rituais e tradições, dentre outras. Nessas abordagens, valorizam-se o enfoque interdisciplinar, a cartografia enquanto linguagem geográfica e o papel das teorias e do método em Geografia.

 

 Professores de cada linha de pesquisa

______________________________________

LINHAS ANTERIORES

Existentes até setembro de 2019

 

Produção, processos e dinâmicas espaciais e ambientais

Esta linha agrega, numa perspectiva integrada, pesquisas tanto no campo da Geografia Humana como da Geografia Física. Engloba campos temáticos que vão desde reflexões teóricas e epistemológicas até proposições metodológicas nas grandes áreas da Geografia, tratando de questões de ordem socioambiental estabelecidas em diferentes unidades de interpretação (paisagem, território, região, rede, lugar, bacia hidrográfica), pelo prisma de áreas como Geografia Urbana, Geografia Agrária, Geografia Econômica, Geomorfologia, Climatologia, Biogeografia, Pedologia, etc.

Planejamento e gestão espacial e ambiental

Esta linha congrega as pesquisas de caráter aplicado, relativas ao planejamento, ordenamento e gestão urbana, territorial e ambiental, consubstanciadas nas diferentes áreas da Geografia supramencionadas. Referenciada nos conceitos, métodos e campos temáticos concernentes à ciência geográfica, esta linha de pesquisa engloba ainda estudos de cunho fundamentalmente técnico e operacional estabelecidos no campo da Cartografia, do Sensoriamento Remoto e do Geoprocessamento.