
Foto: Diogo Mendes/PPGCF
No dia 13 de janeiro de 2026, o Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) recebeu na UFJF o professor Sergio Enrique Moya, líder do grupo do Centro de Investigación Cooperativa en Biomateriales (CIC biomaGUNE), da Espanha, e doutor em Physical Chemistry pela University of Potsdam, da Alemanha.

Foto: Diogo Mendes/PPGCF
Na ocasião, o pesquisador, que possui experiência na área de Ciências Farmacêuticas, com ênfase em química de interfaces e nanotecnologia, particularmente no uso de polímeros, biomoléculas e nanomateriais em biomedicina, e na interação de nanomateriais com células, biomoléculas e organismo, ministrou a palestra “From Soft Matter to Nanomedicine”.

Na imagem, o coordenador do PPGCF, prof. Frederico Pittella, a egressa do PPGCBIO, Ana Beatriz Caribé, o palestrante, prof. Sergio Moya, e as doutorandas do PPGCF, Kézia Ferreira e Allana Carvalho. Ana Beatriz e Kézia realizaram doutorado sanduíche no CIC biomaGUNE e Allana irá para a instituição espanhola em 2026 (Foto: Diogo Mendes/PPGCF)
No evento, realizado no Anfiteatro da Faculdade de Farmácia, cerca de 30 pessoas estiveram presentes, entre docentes, discentes do PPGCF, servidores da UFJF e membros da comunidade. Na palestra, o pesquisador argentino abordou a relação da Soft Matter, subcampo da física, química e biologia que estuda os materiais que são facilmente deformados por forças externas, com a Nanomedicina, ramo da Medicina, que se baseia na aplicação da nanotecnologia, usando estruturas em escala nanométrica para diagnósticos mais precisos, entrega direcionada de fármacos, minimizando seus efeitos colaterais, e regeneração de tecidos.
Durante a palestra, os participantes também puderam esclarecer dúvidas sobre o tema da palestra e o professor Sergio Moya se colocou à disposição para receber novos doutorandos do PPGCF nos laboratórios do CIC biomaGUNE, localizado em San Sebastian, na Espanha, para realização de doutorado sanduíche. Recentemente, a doutoranda Kézia Ferreira realizou seu doutorando sanduíche na instituição espanhola. E em fevereiro de 2026 será a vez da doutoranda Allana Carvalho viajar para San Sebastian para realizar pesquisas e experimentos de seu doutorado sob supervisão do prof. Sergio Moya.
Outras informações: ppg.cienciasfarmaceuticas@ufjf.br