Pesquisadores do PPGCF participam de evento da área de alimentos na França

Os doutorandos da UFJF, Carolina Neves (PPGCF), Igor de Paula (PPGQ) e Júlia Francisquini (PPGCF) durante o 14º ICEF, realizado em Nantes

No último mês de junho, o docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), Ítalo Tuler Perrone, juntamente com as doutorandas do PPGCF, Carolina Neves Cunha e Júlia d’Almeida Francisquini e o doutorando do PPG Química (PPGQ), Igor Lima de Paula, participaram do 14º International Congress on Engineering and Food (ICEF 14), realizado na cidade de Nantes, na França.

Realizado entre os dias 19 e 23 de junho de 2023 e organizado pela Associação Internacional de Engenharia e Alimentos (IAEF), o evento, que apresentou como tema “Fabricação Sustentável de Alimentos para uma cadeia alimentar resiliente”, debateu as dificuldades enfrentadas pela cadeia produtiva e de abastecimento de alimentos e da indústria durante o lockdown imposto pela pandemia de COVID-19 e as oportunidades de enfrentamento encontradas para esses desafios. O evento contou com a participação de palestrantes de diferentes nacionalidades, tanto da academia, quando da indústria, que debateram o papel crítico dos profissionais na garantia da nutrição e saúde humana e no apoio à sustentabilidade ambiental.

Os pesquisadores do PPGCF, Júlia Francisquini, Ítalo Perrone e Caroline Neves durante a apresentação dos trabalhos no 14º ICEF

No ICEF, a aluna do programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) do PPGCF Carolina Neves apresentou dois trabalhos. O primeiro, intitulado “Influência da celulose micro e nanofibrilada na produção e estocagem de iogurte”, teve por objetivo avaliar o efeito da adição de três hidrocolóides sob a forma de suspensão coloidal da celulose vegetal nas características físico-químicas dos iogurtes durante sua produção e armazenamento. A pesquisa identificou que os iogurtes, que receberam a adição de hidrocolóides, apresentaram uma rede proteica mais heterogênea e compacta. Além de Carolina, o trabalho contou com autoria do professor Ítalo, seu orientador no PPGCF, e dos pesquisadores Caroline Barroso, Vitória Colturato, Gabriela Berto, Valdeir Arantes, Hernane Barud e Rodrigo Stephani.

Já o segundo trabalho, “Vitamina C: quantificação e reações de escurecimento em iogurtes”, apresentou como objetivo o desenvolvimento de um método para quantificar a vitamina C em iogurtes adicionados com esta vitamina. A pesquisa também buscou identificar possíveis relações entre a sua presença e a reação de Maillard, quantificando o marcador hidroximetilfurfural (HMF). O trabalho contou com autoria da doutoranda Carolina Neves, dos docentes do PPGCF, Ítalo Perrone e Juliana da Costa, e dos pesquisadores Caroline Barroso, Alan Wolfschoon-Pombo e Rodrigo Stephani.

Reunião para parcerias

Prof. Ítalo durante as atividades desenvolvidas no instituto INRAE, em Rennes, na França.

Além da participação no ICEF, os pesquisadores da UFJF também estiveram no INRAE, em Rennes, na França, entre os dias 26 e 28 de junho. O INRAE é um instituto público de pesquisa, que atua no desenvolvimento coerente e sustentável da agricultura, alimentação e meio ambiente. No instituto, o professor Ítalo ministrou palestra e apresentou as pesquisas da área de alimentos realizadas no âmbito da UFJF e debateu com os pesquisadores do INRAE a possibilidade de estabelecimento de futuras interações e parcerias entre a UFJF e a instituição francesa.