Fechar menu lateral

PPGCF tem sua primeira defesa do MAI realizada

A defesa da dissertação foi realizada de forma semipresencial no Anfiteatro da Faculdade de Farmácia (Foto: PPGCF)

No último dia 04 de abril foi realizada a primeira defesa do Mestrado Acadêmico para Inovação (MAI) do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFJF. O MAI é um programa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Intitulada “Estudo da adição de suspensão coloidal de celulose vegetal e vitamina C em iogurtes”, a dissertação foi defendida pela mestranda Carolina Neves Cunha, que ingressou no PPGCF no ano de 2021. A pesquisa, orientada pelo professor do PPGCF, Ítalo Perrone, e coorientada pelo professor Rodrigo Stephani, do Departamento de Química da UFJF, foi desenvolvida em parceria com a Danone S.A, empresa multinacional de produtos alimentícios, que também financiou o estudo.

O trabalho teve por objetivo produzir dois diferentes produtos: iogurte adicionado de vitamina C e iogurte de suspensão coloidal de celulose vegetal. No primeiro, o objetivo principal foi avaliar a estabilidade da vitamina C em reações de escurecimento. Já no segundo produto, a finalidade foi estudar as alterações físico-químicas durante a produção e estocagem causadas pela adição de fibras de celulose vegetal. A pesquisa desenvolvida foi estruturada em dois principais capítulos, sendo o primeiro dedicado ao projeto industrial, realizado em parceria com a Danone, e o segundo dedicado ao projeto acadêmico.

A banca de avaliação ainda contou com a participação da professora do PPGCF, Juliana da Costa, e dos professores externos Alan Wolfschoon-Pombo, do Inovaleite – Grupo de Pesquisa Multicêntrico, e Antônio Fernandes de Carvalho, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O MAI
No Mestrado Acadêmico para Inovação (MAI), o discente desenvolve atividades com o objetivo de fortalecer o elo entre pesquisa, empreendedorismo e inovação, por meio da participação em projetos do setor empresarial, com empresas devidamente conveniadas. Além do orientador acadêmico, o mestrando conta com o apoio de um supervisor junto à empresa parceria, a qual seu projeto de mestrado está relacionado. O MAI também prevê, ao final do desenvolvimento da pesquisa, a geração de produtos ou processos inovadores, que possam ser aplicados no setor empresarial.

Outras informações: ppg.cienciasfarmaceuticas@ufjf.br.