Curso – prof. Dra. Carla Monteiro Leal

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) oferecerá no dia 08 de dezembro de 2022 o curso de extensão “A espectrometria de massas como ferramenta para pesquisas de produtos naturais“, ministrado pela professora Dra. Carla Monteiro Leal.

A pesquisadora é graduada em Farmácia e Mestre em Química de Produtos Naturais pelo Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPN-UFRJ) e Doutora em Ciências Biológicas-Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PBV-UFRJ). Pós-doutoranda do NIPPAN (Núcleo de Identificação e Pesquisas em Princípios Ativos Naturais) – PPGCF/UFJF, a ministrante desenvolve pesquisas relacionadas à desreplicação de extratos vegetais e frações por Espectrometria de Massas (MS), aplicando ferramentas como os softwares MZmine 2, MetFrag e a plataforma GNPS (Global Natural Products Social Molecular Networking). Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BRMASS)

O curso terá carga horária de quatro horas e será realizado de forma presencial no Anfiteatro da Faculdade de Farmácia, no dia 08 de dezembro, das 9h às 13h. As vagas são gratuitas e limitadas. As inscrições devem ser realizadas pelo formulário eletrônico: encurtador.com.br/jGKL2.

A atividade é direcionada a discentes e docentes do PPGCF e demais programas de pós-graduação da UFJF e de outras instituições de ensino, e abordará a espectrometria de massas e as recentes aplicações desta técnica em pesquisas de produtos naturais, assim como as plataformas e softwares que podem ser aplicadas neste tipo de trabalho científico. O certificado de conclusão do curso será emitido pela Pró-reitoria de Extensão da UFJF.

Conteúdo programático:
– Produtos naturais;
– Técnicas analíticas utilizadas para análises de produtos naturais;
– Espectrometria de massas;
– Estrutura de um espectrômetro de massas;
– Aquisição dos espectros MS, MSn;
– Aplicações da espectrometria de massas em pesquisas de produtos naturais;
– Processamento dos dados de espectrometria de massas;
– Softwares e plataformas utilizados para anotação de substâncias.

Outras informações: ppg.cienciasfarmaceuticas@ufjf.br.