Workshop de Internacionalização do PPGCF

Na próxima terça-feira (22/11), o Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) promoverá o “Workshop de Internacionalização do PPGCF“, que nesta edição terá como tema o Doutorado Sanduíche, cujo edital é disponibilizado anualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Workshop será realizado das 14h às 17h, no Anfiteatro da Faculdade de Farmácia. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas previamente no formulário eletrônico disponível no link: encurtador.com.br/hivz1. Haverá emissão de certificados aos participantes. Esclarecemos que a presença dos discentes bolsistas do PPGCF é obrigatória. Em caso de impossibilidade de comparecimento, é necessário apresentar justificativa de ausência para a Coordenação do PPGCF pelo e-mail: ppg.cienciasfarmaceuticas@ufjf.br.

O evento tem por objetivo estimular os discentes do PPGCF a se prepararem para participar do edital e, desta forma, contribuir para o processo de internacionalização do programa e para o estabelecimento de futuras parcerias interinstitucionais.

Programação
A programação terá início às 14h, com a apresentação das professoras Priscila de Faria, coordenadora de Pós-graduação e Pesquisa da PROPP, e Fernanda Vilela, coordenadora do PPGCF. As docentes abordarão o conceito de Doutorado Sanduíche e apresentarão as regras do edital para admissão, os critérios de seleção e o procedimento de reaproveitamento das vagas não utilizadas por outros cursos.

Em seguida, o doutorando do PPGCF, Miguel Palmieri apresentará sua experiência no Doutorado Sanduíche realizado na Itália, na Universidade de Pisa, e seus experimentos com nanopartículas para o tratamento da alopecia. Além disso, contará sobre sua imersão na cultura italiana e o aprofundamento dos estudos de permeação cutânea.

Às 15h40, será a vez da doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCBio), Ana Beatriz Valle, relatar, de forma remota, como tem sido sua experiência pessoal e profissional na BiomaGUNE, na Espanha. Na instituição estrangeira, a pós-graduanda tem desenvolvido seu projeto com foco na utilização de nanopartículas híbridas como carreadores de moléculas de siRNA contra o câncer de mama.

O workshop será finalizado com a apresentação da doutoranda do PPGCF, Ludmila Caputo, que apresentará sua experiência cultural em Portugal. Durante seus estudos na Universidade do Minho, a pós-graduanda desenvolveu seu projeto, que incluiu investigações acerca do efeito de dois tratamentos de origem natural sobre o modelo experimental de asma alérgica aguda.

Outras informações: ppg.cienciasfarmaceuticas@ufjf.br.