A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), Lívia Mara Silva, e seu orientador e docente do PPGCF, Frederico Pittella Silva, participaram entre os dias 04 e 07 de outubro de 2022 do 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, realizado no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis (SC).
Na ocasião, eles apresentaram o trabalho intitulado “Desenvolvimento de reagente de extração rápida de ácidos nucleicos e validação na detecção de SARS-COV-2 por RT-QPCR”, pesquisa realizada pela discente, sob supervisão de seu orientador, em laboratório da Faculdade de Farmácia da UFJF.
O RT-qPCR é o padrão ouro no dianóstico da COVID-19. No entanto, apesar de ser uma técnica bastante sensível, exige conjuntos caros de reagentes, disponibilidade de equipamentos e tempo para o processamento das amostras. Além disso, suas etapas estão suscetíveis a erros que podem prejudicar o diagnóstico. Diante deste cenário, o estudo desenvolvido no âmbito do PPGCF teve por objetivo o desenvolvimento de um reagente de extração rápida de ácidos nucléicos, que foi comparado ao método de extração por coluna.
O evento
Em sua 54ª edição, o Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial reúne em média 4,2 mil participantes a cada edição, entre congressistas, visitantes, palestrantes e expositores do Brasil e de diferentes países da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia.
Neste ano, o evento contou com mais de 100 atividades, como cursos, conferências, mesas redondas, encontros com especialistas, workshops, casos clínicos e lançamentos de publicações técnicas direcionadas aos profissionais da área laboratorial. Além disso, o evento disponibilizou um espaço com a participação de 90 empresas e instituições, que apresentaram as novidades para o setor de laboratórios clínicos.