Prof. Sergio Moya ministra palestra no PPGCF

Foto: Diretoria de Imagem Institucional/UFJF

Na última sexta-feira, 02 de setembro, o Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFJF recebeu o professor Sergio Enrique Moya, pesquisador e líder de grupo do Centro de Investigación Cooperativa en Biomateriales, da Espanha. Na ocasião, o docente ministrou a palestra com o tema “Biological fate of engineered nanomaterials: tracing aggregation/degradation and nanomaterial dose in vitro and in vivo”. A atividade integrou a programação do segundo módulo do “Ciclo Internacional de Palestras do PPGCF”.

Foto: Diretoria de Imagem Institucional/UFJF

Aproximadamente 70 pessoas, entre docentes e discentes do PPGCF e da Faculdade de Farmácia, docentes de outras instituições de ensino, discentes de outros programas de pós-graduação da UFJF e membros da comunidade externa, participaram da palestra, realizada no Auditório III do Centro de Ciências da UFJF. Na ocasião, o professor Moya, que é doutor em Physical Chemistry pela University of Potsdam, da Alemanha, abordou o uso dos nanomateriais aplicados à Biomedicina.  O pesquisador, que tem realizado estudos nessa área, apresentou os principais conceitos e resultados de sua pesquisa, destacando questões como o monitoramento de materiais nanoestruturados quando estes entram em contato com as células e o corpo humano.

Na imagem, professores Juliana da Costa (vice-coordenadora do PPGCF), Sergio Moya (palestrante), Fernanda Vilela (coordenadora do PPGCF) e Frederico Pittella (docente do PPGCF e coordenador do módulo II) Foto: PPGCF/UFJF

Para o coordenador do segundo módulo do Ciclo de Palestras, professor Frederico Pittella, a vinda do pesquisador foi muito pertinente ao PPGCF, tendo em vista que ainda há muito assunto a ser estudado e desenvolvido na área de nanotecnologia aplicada aos medicamentos, como, por exemplo, o desenvolvimento de nanocarreadores de fármacos, que são sistemas de entrega que percorrem o organismo até chegar ao tecido doente, liberando desta forma o ativo apenas naquele local específico. Além disso, o debate sobre o tema é fundamental, pois ainda há poucos medicamentos nanoestruturados que já estão autorizados pelas agências sanitárias para serem comercializados.

A palestra também integrou as atividades da disciplina “Special Topics in Pharmaceutical Sciences”, ministrada pelo professor Pittella e ofertada para os discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado do programa. Esta se trata da primeira disciplina do PPGCF ofertada exclusivamente em língua inglesa, o que contribuirá para o processo de internacionalização do programa. Durante sua estadia em Juiz de Fora, o professor Sergio Moya também visitou os laboratórios de pesquisa da UFJF, que contam com o desenvolvimento de pesquisas por discentes e docentes do PPGCF, para assim alinharem futuras parcerias. A identificação de linhas de interesse entre os pesquisadores possibilitará a abertura de novas parcerias, como oportunidades de envio de amostras para testes e de intercâmbio de estudantes entre a UFJF e o Centro de Investigación Cooperativa en Biomateriales.

Outras informações: ppg.cienciasfarmaceuticas@ufjf.br.