As discentes do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), Júlia D’Almeida Francisquini, Carolina Neves Cunha e Mariana Braga de Oliveira, sob orientação do professor Ítalo Tuler Perrone, participaram das atividades do “Minas Láctea 2022”, realizado no período de 12 a 14 de julho de 2022 e que englobou cinco grandes eventos do setor laticinista na América Latica: o 35o Congresso Nacional de Laticínios, a 46a Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), a 46a Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), o 45o Concurso Nacional de Produtos Lácteos e a 41a Semana do Laticinista.
Na ocasião, as pesquisadoras do PPGCF desenvolveram atividades no estande do grupo de pesquisa InovaLeite, voltado à área de ciência e tecnologia do leite. No estande, foram apresentadas as linhas de pesquisa do grupo e as possibilidades de parceria com o setor industrial. As discentes desenvolvem atualmente projetos de pesquisas vinculados ao projeto “Desenvolvimento tecnológico e inovação na cadeia produtiva de alimentos e bebidas” do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico de Inovação (MAI/DAI), aprovado na Chamada 12/2020 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os projetos desenvolvidos pelas alunas são financiados por empresas privadas do setor e apresentam soluções tecnológicas em assuntos que serão temas de dissertações e teses do PPGCF.
Sobre o evento
O Minas Láctea é referência em difusão de tecnologias para leite e derivados e na apresentação de novos produtos, equipametos e maquinários. A participação no evento é uma oportunidade para a realização de parcerias, aperfeiçoamento de conhecimentos e contato com as inovações do setor. O evento é realizado pela Empresa Agropecuária Minas Gerais (EPAMIG), por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e contou durante os três dias com atividades como feiras, concursos e palestras.