Os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação poderão agendar atendimento na biblioteca central ou na biblioteca do seu curso, para tirar dúvidas quanto à normalização dos Trabalhos de Conclusão de Curso. O agendamento poderá ser solicitado através do telefone 2102-3751 ou pelo e-mail atendimento.cdc@ufjf.edu.br.
Padronização de trabalhos científicos (trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e artigos de periódicos) em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Manual de normalização 2020 (formato .pdf , tamanho 1,33 MB)
Folha de aprovação ABNT – 2019 (formato .odt , tamanho 12,0 KB)
Para teses e dissertações a Resolução 16/2016 da CSPP normatiza o processo de homologação de defesa de trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação.
Este é um software livre e ainda possui versões para dispositivos móveis iOS e Android.
Disponibilizamos os templates (modelos) normalizados para teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso, além do artigo científico. Cada revista científica possui suas próprias regras, consulte-as antes de fazer a submissão.
Em Word:
Em Latex:
O arquivo modeloLatexUFJF.zip contém o modelo Latex da UFJF para a edição de teses e dissertações que segue o padrão de formatação da UFJF dentro das normas da ABNT. Após descompactar (extrair) esse arquivo no seu computador, deve-se trabalhar com os arquivos abntbibufjf.cls e modelo.tex em uma mesma pasta, não no arquivo compactado zip. O arquivo abntbibufjf.cls não deve ser renomeado nem editado. O arquivo modelo.tex pode ser renomeado e é para ser editado com o preenchimento dos dados do trabalho de conclusão de curso, da tese ou da dissertação do(a) discente.
A UFJF disponibiliza, por intermédio do Laboratório de Estudos Econômicos (ECONS) da Faculdade de Economia (FE), treinamento em Latex para a produção de textos científicos, dentre outros serviços. Abaixo disponibilizamos o link para mais informações.
Onde estão descritas as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou outro documento no acervo de uma biblioteca.
O CDC disponibiliza uma ferramenta que gera a ficha catalográfica automaticamente diante do preenchimento de um formulário. As orientações de preenchimento dos campos estão abaixo e no botão de informação dentro de cada campo do formulário.
Os dados fornecidos para geração da ficha são de responsabilidade do usuário.
Os campos com asterisco (*), são obrigatórios.
São eles: Nome do autor, sobrenome do autor, título do trabalho, trabalho, unidade acadêmica, instituição, nome do orientador, sobrenome do orientador, ano, descrição física, assunto.
Campos |
Descrição / exemplos |
Nome do Autor* | é responsável direto pela redação da obra. Informe seu nome juntamente com os primeiros sobrenomes, incluindo as preposições (se for o caso).Ex.: João da Silva e
OBS: Apenas as letras iniciais em maiúsculo. |
Sobrenome do autor* | digite seu último sobrenome. Apenas as letras iniciais em maiúsculo. Exemplo: Luiz Dias Almeida (Luiz Dias = nome Almeida = sobrenome) Luiz Dias Júnior (Luiz = nome Dias Júnior = sobrenome) |
Título do trabalho* | informe o título do seu trabalho conforme consta no documento. Somente a primeira letra e os nomes próprios em letras maiúsculas. |
Subtítulo do trabalho | informe o subtítulo do seu trabalho conforme consta no documento. Somente os nomes próprios em letras maiúsculas |
Trabalho* | tipo de trabalho produzido. Em seguida, selecione o curso ou Programa de Pós Graduação ao qual você pertence e apresentou seu trabalho. |
Unidade Acadêmica* | selecione a unidade acadêmica à qual está vinculado seu curso ou programa de pós graduação. |
Instituição* | Selecione UFJF ou em caso de programa interinstitucional, selecione UFJF / UFV. |
Nome do Orientador* | digite o nome do seu orientador e nomes/sobrenomes intermediários, se for o caso. Apenas as primeiras letras iniciais em maiúsculo. Não incluir títulos como Dr. ou Msc. |
Sobrenome do orientador* | digite o último sobrenome do orientador.Atenção: Caso seja uma orientadora, marque a caixa. |
Nome do coorientador | digite o nome do seu coorientador e nomes/sobrenomes intermediários, se for o caso. Não incluir títulos como Dr. ou Msc. |
Sobrenome do coorientador | digite o último sobrenome do coorientador.Atenção: Caso seja uma Coorientadora, marque a caixa. |
Ano* | registre o ano em que o trabalho foi defendido e entregue. Registre na forma yyyy. (ex: 1990). |
Descrição física* | registre o total de folhas (impressão somente no anverso) ou páginas (impressão no verso e anverso). |
Ilustrações | marque esta opção, caso seu trabalho possua ilustrações (fotografias, mapas, desenho, fluxograma etc.). |
Assunto (s)* | Informe no mínimo uma e no máximo cinco palavras-chave do seu trabalho. Registre palavras ou expressões que representam o conteúdo do seu trabalho. Devem aparecer em ordem decrescente de importância. Evite termos redundantes ou repetitivos. |
Ao clicar em Enviar o programa gera a ficha de identificação da obra, como um arquivo pdf, disponível para download e/ou impressão, conforme apresentado abaixo:
Observações:
– a ficha catalográfica é gerada em formato A4, com base em informações fornecidas pelo usuário e deve constar no verso da folha de rosto de teses e dissertações de modo a possibilitar sua representação precisa pelas informações de autor, título, local, data, número de folhas, assunto, etc.
Para outros esclarecimentos entre em contato com a BU/UFJF:
Serviço de Atendimento ao Usuário
E-mail: atendimento.cdc@ufjf.edu.br
Mais informações pelo telefone (32) 2102 3767
CRÉDITOS
O Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica de Teses e Dissertações foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e gentilmente cedido para ser adaptado às necessidades da Universidade Federal de Juiz de Fora. Maria Alice Soares de Castro, Analista de Sistemas da Seção Técnica de Informática – ICMC-USP, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do software, encaminhou os códigos-fonte de seu sistema de elaboração de fichas catalográficas. A adaptação foi realizada por Cristina Perantoni, Analista de Sistemas do CGCO / UFJF e Bibliotecários do CDC / UFJF.
REFERÊNCIAS
CRISTIANINI , Gláucia Maria Saia; MORAES, Juliana de Souza; CASTRO , Maria Alice Soares de. Sistema para geração automática de ficha catalográfica para teses e dissertações: mais autonomia para o usuário. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERISTÁRIAS, 17., 2010, Rio de Janeiro. Anais . 2010. Disponível em:< http://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_293.pdf .>. Acesso em: 23 out. 2012