Fechar menu lateral

Normalização da Dissertação

Normalização

Os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação poderão agendar atendimento na biblioteca central ou na biblioteca do seu curso, para tirar dúvidas quanto à normalização dos Trabalhos de Conclusão de Curso. O agendamento  poderá ser solicitado através do telefone 2102-3751 ou pelo e-mail atendimento.cdc@ufjf.edu.br.

Normalização bibliográfica

Padronização de trabalhos científicos (trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e artigos de periódicos) em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Manual de normalização 2020  (formato .pdf , tamanho 1,33 MB)

Folha de aprovação ABNT – 2019 (formato .odt , tamanho 12,0 KB)

 

Para teses e dissertações  a Resolução 16/2016 da CSPP normatiza o processo de homologação de defesa de trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação.

 

Orientações para referências

 

  • MORE – referências ABNT: O Mecanismo on-line de Referências (MORE) é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

 

  • APA: O Gerador de Referência APA auxiliará a criar e formatar automaticamente suas citações no estilo APA.

 

 

Templates

Disponibilizamos os templates (modelos) normalizados para teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso, além do artigo científico. Cada revista científica possui suas próprias regras, consulte-as antes de fazer a submissão.

 

Em Word:

 

 

Em Latex:

O arquivo modeloLatexUFJF.zip contém o modelo Latex da UFJF para a edição de teses e dissertações que segue o padrão de formatação da UFJF dentro das normas da ABNT. Após descompactar (extrair) esse arquivo no seu computador, deve-se trabalhar com os arquivos abntbibufjf.cls e modelo.tex em uma mesma pasta, não no arquivo compactado zip. O arquivo abntbibufjf.cls não deve ser renomeado nem editado. O arquivo modelo.tex pode ser renomeado e é para ser editado com o preenchimento dos dados do trabalho de conclusão de curso, da tese ou da dissertação do(a) discente.

 

  • Modelo Latex UFJF  EM MANUTENÇÃO!

 

A UFJF disponibiliza, por intermédio do Laboratório de Estudos Econômicos (ECONS) da Faculdade de Economia (FE), treinamento em Latex para a produção de textos científicos, dentre outros serviços. Abaixo disponibilizamos o link para mais informações.

 

Ficha catalográfica

Onde estão descritas as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou outro documento no acervo de uma biblioteca.

O CDC disponibiliza uma ferramenta que gera a ficha catalográfica automaticamente diante do preenchimento de um formulário. As orientações de preenchimento dos campos estão abaixo e no botão de informação  dentro de cada campo do formulário.

Os dados fornecidos para geração da ficha são de responsabilidade do usuário.

Os campos com asterisco (*), são obrigatórios.

São eles: Nome do autor, sobrenome do autor, título do trabalho, trabalho, unidade acadêmica, instituição, nome do orientador, sobrenome do orientador, ano, descrição física, assunto.

Campos

Descrição / exemplos

Nome do Autor*  é responsável direto pela redação da obra. Informe seu  nome juntamente com os primeiros sobrenomes,  incluindo  as preposições (se for o caso).Ex.: João da Silva e

OBS:   Apenas as letras iniciais em maiúsculo.

Sobrenome do autor*  digite seu último sobrenome. Apenas  as letras iniciais em maiúsculo. Exemplo:
 Luiz Dias Almeida (Luiz Dias = nome

 Almeida = sobrenome)

 Luiz Dias Júnior (Luiz = nome

 Dias  Júnior = sobrenome)

Título do trabalho*  informe o título do seu trabalho conforme  consta no  documento. Somente a primeira letra e os nomes próprios em letras maiúsculas.
Subtítulo do trabalho  informe o subtítulo do seu trabalho conforme consta no  documento. Somente os nomes próprios em letras maiúsculas
Trabalho*  tipo de trabalho produzido. Em seguida, selecione o  curso  ou Programa de Pós Graduação ao qual você  pertence e  apresentou seu trabalho.
Unidade Acadêmica*  selecione a unidade acadêmica à qual está vinculado  seu    curso ou programa de pós graduação.
Instituição*  Selecione UFJF ou em caso de programa  interinstitucional,  selecione UFJF / UFV.
Nome do Orientador*  digite o nome do seu orientador e nomes/sobrenomes  intermediários, se for o caso. Apenas as primeiras letras  iniciais em maiúsculo. Não incluir títulos como Dr. ou Msc.
Sobrenome do orientador*  digite o último sobrenome do orientador.Atenção: Caso seja uma orientadora, marque a caixa.
Nome do coorientador  digite o nome do seu coorientador e nomes/sobrenomes  intermediários, se for o caso. Não incluir títulos como Dr.  ou Msc.
Sobrenome do coorientador  digite o último sobrenome do coorientador.Atenção: Caso seja uma Coorientadora, marque a caixa.
Ano*  registre o ano em que o trabalho  foi defendido e entregue.  Registre  na forma yyyy. (ex: 1990).
Descrição física*  registre o total de folhas (impressão somente no anverso) ou páginas (impressão no verso e anverso).
Ilustrações  marque esta opção, caso seu trabalho possua ilustrações (fotografias, mapas, desenho, fluxograma etc.).
Assunto (s)*  Informe no mínimo uma e no máximo cinco palavras-chave  do seu trabalho. Registre palavras ou expressões que  representam o conteúdo do seu trabalho. Devem aparecer  em ordem decrescente de importância. Evite termos  redundantes ou repetitivos.

 

Ao clicar em Enviar o programa gera a ficha de identificação da obra, como um arquivo pdf, disponível para download e/ou impressão, conforme apresentado abaixo:

Observações:

– ficha catalográfica é gerada em formato A4, com base em informações fornecidas pelo usuário e deve constar no verso da folha de rosto de teses e dissertações de modo a possibilitar sua representação precisa pelas informações de autor, título, local, data, número de folhas, assunto, etc.

 

Para outros esclarecimentos entre em contato com a BU/UFJF:
Serviço de  Atendimento ao Usuário
E-mail: atendimento.cdc@ufjf.edu.br

Mais informações pelo telefone (32) 2102 3767

 

CRÉDITOS

O Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica de Teses e Dissertações foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e gentilmente cedido para ser adaptado às necessidades da Universidade Federal de Juiz de Fora. Maria Alice Soares de Castro,  Analista de Sistemas da Seção Técnica de Informática – ICMC-USP, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do software, encaminhou os códigos-fonte de seu sistema de elaboração de fichas catalográficas. A adaptação foi realizada por Cristina Perantoni, Analista de Sistemas do CGCO / UFJF e Bibliotecários do CDC / UFJF.

REFERÊNCIAS

CRISTIANINI , Gláucia Maria Saia; MORAES, Juliana de Souza; CASTRO , Maria Alice Soares de. Sistema para geração automática de ficha catalográfica para teses e dissertações: mais autonomia para o usuário. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERISTÁRIAS, 17., 2010, Rio de Janeiro. Anais . 2010. Disponível em:< http://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_293.pdf .>. Acesso em: 23 out. 2012