As atividades de pesquisa e divulgação do conhecimento no PPCIR se organizam especialmente a partir dos Grupos e Núcleos de Pesquisa. Conheça e participe dos nossos grupos e suas atividades.
Líder: Robert Daibert Jr.; Vice-líder: Sônia Regina Corrêa Lages
Líder: Clodomir Barros de Andrade; Vice-líder: Oscar Federico Bauchwitz
Líder: Dr. Sidnei Vilmar Noé; Vice-líder: Dr.ª Tatiene Ciribelli Santos Almeida
Líder: André S. Musskopf; Vice-líder: Ana Ester Pádua Freire
Líder: Rodrigo Portella; Vice-líder: Emerson Sena
Líder: Paulo Barrera Rivera
Líder: Arnaldo Erico Huff Júnior; Vice-líder: Edson Fernando de Almeida
Líder: Maria Cecília Simões
Líder: Dilip Loundo
Núcleo de Pesquisa em Religiões Africanas e Afro-brasileiras
Líder: Robert Daibert Jr.; Vice-líder: Sônia Regina Corrêa Lages
O Núcleo de Pesquisa em Religiões Africanas e afro-brasileiras tem como objetivo realizar estudos e também produzir novos conhecimentos acadêmicos sobre as tradições religiosas africanas, no próprio continente africano, em sua diáspora no Brasil e nas Américas e no campo religioso contemporâneo. Em seu conjunto, as investigações voltadas para a compreensão desses dois universos religiosos têm interesse tanto em sua constituição (rituais, mitologias, cosmologias, tradições, crenças, oralidades, memórias, identidades) quanto em suas relações com a sociedade, grupos etários, cultura, literatura, arte, história e pat rimônio. Os estudos contemplam também pesquisas que relacionem as tradições religiosas africanas e/ou afro-brasileiras às abordagens de gênero, raça e classe social e a temáticas como: colonização, escravidão, abolicionismos, abolição, pós-abolição, intelectuais negras e negros, racismo, homofobia, intolerância religiosa, cidadania, saúde, ecologia e saberes subalternizados.
Link para espelho do Diretório de Grupos do CNPq
___________________
RENATURA
Líder: Clodomir Barros de Andrade; Vice-líder: Oscar Federico Bauchwitz
O grupo de pesquisa RENATURA existe desde 2018, e tem como objetivo precípuo estudar as relações poliédricas entre as Religiões e a Natureza, enfatizando, ainda, o diálogo transdisciplinar com as outras áreas das Humanidades, das Ciências e dos Saberes tradicionais. Neste momento, o RENATURA conta com a participação de pesquisadores de três IFES (Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e uma IEES (Universidade Estadual do Norte Fluminenese), imantando esforços e experiências dialógicas, cuja materialização tem se cristalizado em excelência de pesquisa, docência e divulgação científica (v. @RENATURA.UFJF, no You Tube, canal de divulgação do grupo RENATURA), além de ANDRADE, Clodomir B. (org.) Natureza e Sagrado: olhares. Juiz de Fora: Editora Universidade Federal de Juiz de Fora, 2023.
Link para espelho do Diretório de Grupos do CNPq
Redes sociais: @renaturaufjf – RENATURA GRUPO DE PESQUISA UFJF – YouTube
___________________
NERELPSI – Núcleo de Estudos Religião e Psique
Líder: Dr. Sidnei Vilmar Noé; Vice-líder: Dr.ª Tatiene Ciribelli Santos Almeida
O grupo se autocompreende como espaço para o desenvolvimento de pesquisas que relacionam a busca pelo conhecimento acerca da religião (Ciência da Religião) com a busca do conhecimento acerca da psique humana (Psicologia), através da área do saber denominada de Psicologia da Religião. Subentende-se que se trata de uma relação recíproca, onde o enfoque pode privilegiar tanto os aspectos concernentes à repercussão sobre a psique humana de elementos da religião, quanto, em sentido inverso, à influência de fatores da psique humana sobre a religião. A história do estudo acadêmico desta relação, apesar de já ter mais de um século de existência, desde as pesquisas dos pioneiros, W. James no contexto americano, e W. Wundt, no alemão, ainda é bastante incipiente no Brasil. Isto é uma oportunidade para o fomento de pesquisas que, ao mesmo tempo, em que resgatam o legado científico acumulado pelas diferentes tradições europeias e norte-americanas, focam o desenvolvimento de um viés próprio voltado à riqueza do fenômeno religioso brasileiro. Significa, portanto, o incentivo a pesquisas de caráter interdisciplinar, que, ao fazerem uma discussão dos aspectos conceituais e substantivos que relacionam o estudo da religião com a psique humana e vice-versa, perguntam pela pertinência destes para a abordagem das multifacetadas manifestações religiosas no Brasil. Além da apresentação e discussão destas pesquisas no grupo, este também se ocupa com o estudo de temas transversais, que perpassam as diferentes pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do grupo e também com o estudo de autores e obras de referência na área. E, não por último, o grupo de pesquisa incentiva à participação dos integrantes, seja mediante intercâmbio ou participação em eventos, tanto ao nível nacional ou internacional, em atividades que promovam a recepção da pesquisa realizada em outros centros de referência na área e que possibilitem, por outro lado, a disseminação da pesquisa realizada junto ao PPCIR da UFJF.
Link para espelho do Diretório de Grupos do CNPq
______________________________
Indecências – Grupo de Pesquisa em Religião, Gênero e Sexualidade (ReGeSex)
Líder: André S. Musskopf; Vice-líder: Ana Ester Pádua Freire
O Grupo de Pesquisa indecências realizará encontros periódicos para construção e discussão de projetos de pesquisa individuais ou coletivos ligados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião – PPCIR/UFJF. Os encontros serão, preferencialmente, presenciais, podendo-se utilizar de metodologia híbrida para facilitar a participação de integrantes e convidadas externas ao Programa. Para cada ano o Grupo escolherá um tema para aprofundamento, desenvolvendo processos de estudo e atividades práticas, podendo incluir realização de eventos acadêmicos, ações extensionistas, intervenções sociais, culturais e políticas. Além disso, a partir dos estudos e atividades práticas incentivará a produção técnica e intelectual, particularmente na publicação de resultados em forma de artigos, capítulos, livros e materiais didáticos e paradidáticos, oferecendo espaços de escrita e produção coletiva e criativa.
Link para espelho do Diretório de Grupos do CNPq
_________________________________
Núcleo de Estudos Evangélicos, Poder e Política na América Latina – NEPPAL
Líder: Paulo Barrera Rivera
Estuda o fenômeno recente do conservadorismo evangélico, suas repercussões políticas e na política nos países da América Latina e suas estratégias para reproduzir um “habitus” próprio. Cria condições para o intercâmbio de conhecimento sobre o tema, em nível nacional e internacional em perspectiva comparada. Incentiva o debate de pesquisas em andamento de seus integrantes, tanto em atividades internas como na participação em congressos. Acolhe pesquisadores/as de graduação e pós-graduação cujos temas de pesquisa tenham afinidade com o NEPPAL. Divulga o conhecimento produzido, na forma de artigos, capítulos de livros e livros. Mantém contato com movimentos sociais e atores da sociedade civil visando a troca de saberes e a interação entre a academia e a sociedade.
Link para espelho do Diretório de Grupos do CNPq
______________________________
MÚLTIPLOS – Grupo de Pesquisa em Pluralidade e Religião
Líder: Maria Cecília Simões
O Múltiplos, Grupo de Pesquisa em Pluralidade e Religião, atua reunindo e divulgando experiências de pesquisadoras e pesquisadores na área de Ciência da Religião e em áreas correlatas que buscam por olhares e perspectivas amplas e ampliadoras sobre a pluralidade e a religião. Pensamos a pluralidade como marca da experiência religiosa humana, salientando em nossas pesquisas os espaços intersticiais e fronteiriços da experiência através de olhares sensíveis sobre sincretismos, hibridismos, ambiguidades, encruzilhadas, teias e redes de significado. Compreendemos a ênfase na diferença e na multiplicidade como ferramenta para a visibilidade de grupos e discursos subalternos e para o decorrente questionamento de lógicas hegemônicas e homogeneizadoras da religião. O Múltiplos está ligado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora e faz parte de uma ampla rede interinstitucional de pesquisa na área de Ciências da Religião e Teologia, através de sua integração ao GT “Espiritualidades contemporâneas, pluralidade religiosa e diálogo” (Anptecre/Soter).
Link para espelho do Diretório de Grupos do CNPq
Instagram: @multiplos.gp
____________________________
Núcleo de Estudos em Protestantismos e Teologias (NEPROTES)
Líder: Arnaldo Erico Huff Júnior; Vice-líder: Edson Fernando de Almeida
Criado em 2011, o Núcleo de Estudos em Protestantismos e Teologias (NEPROTES), atuou durante 10 anos ao redor de estudos sociohistóricos do protestantismo, do pentecostalismo e do ecumenismo. No ano de 2022, o NEPROTES foi reestruturado, tendo em conta seu protagonismo na criação da Sociedade Internacional Rubem Alves (SIRA, 2018), em parceria com o Instituto Rubem Alves, e unindo-se ao GERA-Jequitibás (Grupo de Estudos sobre Rubem Alves). A partir de então, passam a valer três linhas de pesquisa: epistemologia da religião; religião, ética e política; e religião e arte. A proposta é pensar os protestantismos e as teologias principalmente no horizonte de Rubem Alves e da tradição interpretativa da religião que ele representa. Dentre outras tantas atividades, o núcleo esteve recentemente à frente da organização dos simpósios internacionais da SIRA, com resultados significativos em termos de publicações.
Link para espelho do Diretório de Grupos do CNPq
Link de Redes sociais:
https://www.instagram.com/gera.jequitibas/
_________________________________________
Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (NERFI)
Líder: Dilip Loundo
O Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (NERFI) é um Grupo de Pesquisa oficialmente registrado no CNPq desde 2010. É parte integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O NERFI tem como objetivo principal contribuir para a consolidação dos estudos sobre a Índia na academia brasileira através da promoção de iniciativas conducentes à investigação sistemática da pluralidade de tradições religiosas e filosóficas que se desenvolveram no subcontinente indiano ao longo de mais de quatro mil anos. As atividades do NERFI incluem, por um lado, (i) o estudo de práticas rituais e devocionais, narrativas mitológicas, sistemas de moralidade, e produções artísticas; e, por outro, (ii) a reflexão em torno dos princípios metafísicos, ontológicos, lógicos, éticos e estéticos que caracterizam a especulação filosófica, de caráter cognitivo e soteriológico, das principais escolas de pensamento, viz., Vedānta, Sāṃkhya, Nyāya, Vaiśeṣika, Yoga, Mīmāṃsā, Jainismo, Budismo, Cārvāka e Vyākaraṇa.
Link para espelho do Diretório de Grupos do CNPq
Link de Redes sociais
https://www.youtube.com/@NERFI-UFJF
https://www2.ufjf.br/nerfi/