A tese defendida no PPCIR-UFJF “Os entrelugares da religião: teoria e epistemologia a partir de Mark C. Taylor” de Danilo Souza Mendes de Vasconcellos recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Teses, na área de avaliação Ciências da Religião e Teologia.
Orientada pelo Prof. Dr. Frederico Pieper, a pesquisa foi motivada por uma pergunta: como desenvolver uma compreensão da religião que seja elucidativa do nosso contexto, ao mesmo tempo em que seja capaz de ser crítica aos dogmatismos, fundamentalismos, absolutismos a fim de nos oferecer horizonte de futuro?
A partir das noções de complexidade, desconstrução e filosofia decolonial, Danilo articulou um conceito de religião que se desdobra a partir do pensamento do filósofo e teólogo estadunidense Mark C. Taylor (1945-). Ao invés de se configurar como sistema de crenças e práticas, a religião irrompe na contemporaneidade como rede complexa, na qual as partes se conectam sem um centro organizador. Nessas articulações, há tensão entre seus momentos constitutivos e disruptivos, bem como uma necessária codependência entre estrutura e história.
Essa perspectiva amplia a visão de pessoas que estudam a religião para a observarem em lugares onde ela não é óbvia: para além de igrejas, mesquitas, terreiros, sinagogas e templos, a religião está em passarelas, fachadas, palcos, palanques, cinemas e laboratórios. Para facilitar esse olhar, Danilo propôs uma metodologia para esse estudo da religião em lugares não óbvios: a anarqueologia da religião, identificando relações entre ideias teológicas e discursos não religiosos.
Segundo Danilo, “essa menção honrosa é a realização de um sonho coletivo. A escrita da tese não teria sido possível sem o diálogo com os/as colegas do grupo de pesquisa ETER, as orientações do prof. Frederico, o apoio da biblioteca do ICH (que importou diversos livros do Mark C. Taylor durante o meu período de doutorado. Eu apenas represento a vontade de muitos e muitas”.
Este é o terceiro ano seguido que o PPCIR se faz presente no prêmio CAPES de teses: em 2022 o ganhador foi Luis Gabriel Provinciatto e, em 2023, Paulo Henrique da Silva Lopes também recebeu menção honrosa.
A tese está disponível gratuitamente no link a seguir: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15483