
Professor André na cerimônia de abertura.
PPCIR/UFJF sedia Simpósio internacional inédito sobre religião, gênero e sexualidade Nos dias 02 a 04 de setembro ocorreu, nas dependências do ICH/UFJF, o 1º Simpósio indecências – Religião, Gênero e Sexualidade (ReGeSex), organizado por Grupo de Pesquisa do
PPCIR com mesmo nome. O evento reuniu pesquisadoras, pesquisadores, estudantes e ativistas de diversos países, enfatizando o diálogo Sul-Sul.
O Grupo de Pesquisa indecências – Religião, Gênero e Sexualidade (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/800464) foi formado em 2024 e é liderado por Andrea Musskopf, docente do PPCIR, reunindo estudantes e docentes do Programa, de instituições de ensino e pesquisa de outras cidades e estados do Brasil, bem como de outros países da América Latina e com parcerias na África, Estados Unidos e Europa. Contando com integrantes de longa trajetória de pesquisa e atuação nos temas de trabalho propostos, o Grupo já organizou três encontros
“Meet the Scholar – Conheça a pesquisadora” (duas no âmbito do Global July UFJF) e editou uma revista que foi lançada no Simpósio, que foi seu primeiro evento de maior fôlego e contou com apoio da CAPES com recursos do PAEP. O 1º Simpósio indecências – ReGeSex recebeu aproximadamente 80 inscrições e contou com a participação presencial de aproximadamente 70 pessoas, além de algumas participações remotas. Atuaram aproximadamente 20 pessoas voluntárias, sendo estudantes do PPCIR e de outros cursos de graduação e pós-graduação da UFJF, bem como integrantes do Grupo de Pesquisa.
Participantes vieram de diferentes estados e Programas de Pós-Graduação do país e 23 pessoas de outros países (Cuba, Inglaterra, Suécia, Estados Unidos da América, Costa Rica, México, Colômbia, Argentina), com destaque para uma delegação de 10 participantes da África do Sul. A delegação da África do Sul foi coordenada pela Profa. Dra. Charlene van der Walt, já parceira do PPCIR/UFJF em outras atividades e que, recentemente, recebeu Andrea Musskopf para uma Licença de Capacitação junto à Universidade de Uppsala e ACT Church of Sweden. Além de pesquisadora vinculada à University of Kwazulu-Natal (UKZN) na África do Sul, Charlene atualmente é Coordenadora Global para Educação Teológica na organização Sueca. Antes do Simpósio, a delegação também participou do Workshop “conversas indecentes”, organizado pelo Grupo de Pesquisa indecências e realizado no Espaço Cultural Queerioca, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 30/08, com a participação de Indianarae Siqueira e Rafael Gomes da organização Casa Nem e Fabiana Netto da Comissão de Diversidade da OAB Seção Rio de Janeiro.
O 1º Simpósio cumpriu com a finalidade de reunir pesquisadoras e pesquisadores que trabalham com as temáticas de religião, gênero e sexualidade numa perspectiva crítica desde os estudos da diversidade sexual e de gênero, queer, feministas, étnico-raciais, de pessoas com deficiência e desde distintas áreas do conhecimento. Através de uma abordagem inter, multi e transdisciplinar e interseccional, ofereceu um espaço de aprofundamento das pesquisas individuais, bem como das elaborações coletivas como contribuição para a Área de Ciências a Religião e Teologia e para as discussões realizadas em diversas esferas (sociedade civil, setores governamentais, grupos e instituições religiosas). A programação contou com formas diversas de participação e atividades, incluindo palestras, mesas de discussão, apresentação de trabalhos, oficinas, performances artísticas e experimentais, colocando em diálogo participantes locais, nacionais e internacionais.
Link da Programação completa do 1º Simpósio:
https://andremusskopf.wixsite.com/viadagens/about-5
Link Revista Senso – “Pode @ queer/cuir falar¿”
Link Artigo “Meet the Scholar” – Mary Hunt
Link da galeria de fotos Simpósio internacional inédito sobre religião, gênero e sexualidade – PDF