PPCIR realiza Seminário de Autoavaliação e Planejamento

No dia 07 de outubro de 2024 aconteceu o Seminário de Autoavaliação e Planejamento do PPCIR/UFJF no âmbito do Colegiado do Programa. O Seminário foi organizado pela Comissão de Autoavaliação e Planejamento e ocorreu das 9h às 12h no Instituto de Ciências humanas e participaram docentes, representação discente e TAE e estagiário docentes que atuam junto à Coordenação.
No Seminário a Coordenação do PPCIR apresentou informações gerais sobre ao processo de avaliação quadrienal da CAPES, das ações que vem sendo realizadas em relação à última avaliação e aos processos de gestão do conhecimento que envolvem discentes (atuais e egressos/as), docentes, coordenação e secretaria. Dentre as questões destacadas estão o novo Projeto Pedagógico de Curso e o novo Regulamento Interno construídos e aprovados seguindo as orientações da Área 44, do novo Regulamento da Pós-Graduação da UFJF e outros instrumentos normativos. Em relação à coleta e envio de dados à CAPES destacou a colaboração de estagiários docentes na captação de dados e informações e preenchimento da Plataforma Sucupira. Considerando que o PPCIR manteve a nota 5 em todas as avaliações até agora, o Coordenador propôs refletir e discutir sobre as ações necessárias e as implicações de subir para a nota 6, atribuída a programas de excelência.
A Secretaria apresentou informações sobre o envio de dados e preenchimento de formulários que auxiliem no preenchimento da Plataforma Sucupira e das coletas realizadas nos últimos três ano, incluindo a recoleta autorizada e realizada pela CAPES recentemente. A representação estudantil reafirmou a importância de realizar reuniões periódicas com estudantes para maior compreensão sobre os processos de avaliação e engajamento no envio de informações e dados.
Na segunda parte do Seminário, a Comissão de Autoavaliação e Planejamento apresentou dados parciais da produção docente e discente, comentando sobre o desempenho do PPCIR em relação ao quadriênio anterior. Além disso, propôs para discussão os seguintes temas: Acompanhamento de egressos e relação com grupos/núcleos de pesquisado; Queda no número de ingressos e captação de discentes (razões, estratégias, intersecção com graduação e especialização); Engajamento de discentes e docentes no pós-pandemia; 4) Destaques da produção de cada docente e do programa e seus impactos na avaliação qualitativa; 5) Perfil do programa.
O Seminário de Autoavaliação, juntamento com outras ações e atividades de monitoramento do planejamento, é um espaço importante para a avaliação contínua do conjunto do Programa, tendo em vista a qualificação da formação e do conhecimento produzidos e seu impacto na Universidade, na Área de Ciências da Religião e Teologia e da produção científica no país, bem como sua contribuição para a sociedade de modo mais amplo.