Livro de docente do PPCIR é indicado ao Prêmio Jabuti Acadêmico

“A praia dos mundos sem fim: Brasil, Índia e a poética do encontro”, de Dilip Loundo, apresenta uma seleção de conversações hermenêuticas entre Brasil e Índia, com foco na perspectiva dos interlocutores brasileiros, abrangendo filosofia, literatura e ciências sociais. Entre esses interlocutores estão Cecília Meireles, Guimarães Rosa, Machado de Assis, Farias Brito e Gilberto Freyre.

“Fica claro, de imediato, que um dos dife­renciais de enriquecimento que aporta ao Brasil, em razão do diálogo continuado com a Índia, é o ganho significativo em transparência, explicitude e reconhecimen­to de sua própria condição de pluralidade”, comenta o professor do Departamento de Ciência da Religião.

Segundo o pesquisador, a relevância do livro está em promover o encontro, mutuamente enriquecedor, entre as religiões, filosofias e culturas dos espaços pós-coloniais da Índia e do Brasil. A obra vem na sequência de outro título do autor: “Razão com sabor de mel; ensaios de filosofia Indiana”. Loundo é fundador do Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (Nerfi), grupo de pesquisa registrado no CNPq, e já recebeu no seu país de origem a mais alta condecoração civil conferida a indianos residentes no exterior – o prêmio Pravasi Bharatiya Samman (Overseas Indian Honour Award).

Fonte: Livros de professores e alunos da UFJF estão entre os finalistas do Jabuti Acadêmico – Notícias UFJF