KOSANBA (Congress of Santa Barbara)

Acontecerá de 5 a 8 de outubro de 2023 em Atlanta, Geórgia, a conferência do KOSANBA (Congress of Santa Barbara), uma associação que tem por objetivo o estudo acadêmico do Vodou haitiano e que também engloba a discussão acerca de outras religiosidades afro-americanas. Tradicionalmente, a conferência do KOSANBA é um espaço de apresentação e de debate dos saberes relativos ao Vodou haitiano em toda a sua diversidade. A conferência também agrega a participação de praticantes e de sacerdotes de Vodou e de outras religiões afro-americanas, criando uma rede de integração importante entre a academia e a vivência religiosa. Nesta edição do evento, a Universidade Federal de Juiz de Fora participará pela figura do estudante de doutorado do Programa de Ciências da Religião Eduardo Regis, que irá coordenar um painel virtual sobre Exu e Pombagira na Umbanda e na Quimbanda no Brasil. O painel apresentará a visão de três praticantes sobre os ditos espíritos: Aluísio do Exu Veludo falará sobre Exu e Pombagira na Umbanda; Nicholaj de Mattos Frisvold, que vai falar da sua experiência com a Quimbanda no sudeste brasileiro; e Diego de Oxóssi que apresentará seu entendimento acerca dos espíritos citados na Quimbanda afro-gaúcha. Todos os três participantes citados tem ampla vivência religiosa e são autores de livros publicados no Brasil e no exterior sobre o tema de religiões afro-americanas e africanas.

Link do evento: https://kosanba.org/