Nota de falecimento

Informamos, com imenso pesar, o falecimento do Prof. Zwinglio Mota Dias (1941-2021), aposentado pelo Departamento de Ciência da Religião do ICH-UFJF, onde atuou tanto na graduação quanto na pós-graduação em pesquisas e orientações em torno da temática do protestantismo e ecumenismo. No Instituto de Ciências Humanas, ele ocupou também o cargo de vice-diretor. Zwinglio foi pastor presbiteriano e militante do movimento ecumênico.

Foi preso no DOI-CODI no Rio de Janeiro, onde sofreu tortura psicológica para denunciar o irmão Ivan Mota Dias, desaparecido político na Ditadura Militar. Foi um líder religioso engajado em lutas sociais, com passagens pelo Uruguai, Argentina, Alemanha, Suíça, entre outros. Zwinglio fez seu doutorado na Alemanha em teologia. A sua tese, “Crises e tarefas no protestantismo brasileiro: um estudo sobre as condições histórico-sociais e as possibilidades pedagógico-populares da evangelização”, foi escrita à luz de sua experiência pastoral e das ideias de um educador então pouco conhecido no Brasil, Paulo Freire.

Dirigiu a publicação “Carta Latino-Americana” do movimento ISAL (Igreja e Sociedade na América Latina). Em seu engajamento no movimento ecumênico nacional e internacional, esteve à frente do CEDI, Centro Ecumênico de Documentação e Informação. Coordenou o grupo consultivo do “Programa de Missão Rural e Urbana” do Conselho Mundial de Igrejas. Foi professor visitante no McCormick Theological Seminary, em Chicago (Estados Unidos) e no Emmanuel College da Victory University, em Toronto (Canadá). Integrou também a Assembleia da ONG “Koinonia – Presença Ecumênica e Serviço”. Zwinglio deixou uma imensa herança intelectual, militante e humanista.  De algum modo, herdamos como legado e inspiração sua forte, quieta, impactante e doce inquietação com o mundo.

Por ocasião de sua aposentadoria, foi publicado um número especial do periódico do Programa de Pós-graduação em C. da Religão, Numen. Ele está disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/issue/view/942

Foto do professor aposentado Zwinglio Mota Dias (1941-2021)

Fontes:

Equipe de Comunicação – Instituto de Ciências Humanas (ICH)

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

HUFF, Arnaldo. Um Homem que Aprendeu a Dançar. In: Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 13, n. 1 e 2, p. 11-18.